quinta-feira, 21 de maio de 2015

Morre Zé do Rádio

Faleceu nesta quinta-feira, Zé do Rádio um dos torcedores históricos do Sport

A manhã de hoje quinta-feira (21), não começou nada feliz para o Sport e sua torcida, mesmo com a vitória ontem diante do Santos, no jogo de ida pela terceira fase da Copa do Brasil. O dia hoje é de imensa tristeza, pois Ivaldo Firmino dos Santos, o Zé do Rádio, um dos torcedores mais queridos do Leão da Ilha faleceu aos 70 anos, ás 10 e meia da manhã, segundo informações do Real Hospital Português de Beneficência. Ele deu entrada na madrugada desta quinta em parada cardiorrespiratória. Foi reanimado e internado na Unidade de Recuperação Cardiotorácica, teve nova parada, mas não respondeu aos procedimentos dos médicos.

Por mais de 25 anos, Ivaldo foi figura constante nos jogos do Sport, não só na Ilha do Retiro, mas em todo o país. Ficou conhecido como Zé do Rádio, por incomodar os técnicos das equipes rivais com o barulho do rádio. Sempre próximo ao alambrado, ele transformou-se em um dos principais personagens do futebol pernambucano. 

Porém começou a ficar conhecido nacionalmente no final da década de 90, quando se envolveu numa pequena polemica com o mito Zagallo, na época técnico da Portuguesa, o então também ex-técnico da Seleção, se incomodou com o volume do rádio de Zé, atrás de seu banco e pediu que o abaixasse. O torcedor bem humorado, como sempre, prontamente colocou o rádio no chão, todavia não abaixou o volume, deixando Zagallo louco. Na ocasião o Sport venceu a Lusa por 1x0, e o Velho Lobo classificou o torcedor num programa de TV, como "torcedor mais chato do mundo". 

Esse apelido, o fez entrar para o para o Guinness Book, o livro dos recordes, em 2007. A publicação do livro dizia "Rubro-negro doente, há 15 anos ele atanaza a vida dos treinadores adversários que enfrentam o seu time, não só em Pernambuco como em outros Estados brasileiros". 
Zé era tão querido que virou até "bonecão" no Carnaval pernambucano, desfilando pelas ruas de Recife e Olinda na época da festa.

Zé que era portador diabetes, tinha hipertensão e sofria com problemas renais crônicos; em 2002 passou por um transplante de coração. E curioso, quem lhe dou um novo coração era torcedor do Náutico, um dos maiores rivais do Sport, na época teve até brincadeiras e piadas entre eles. 

O corpo será velado hoje no cemitério Parque das Flores, no Recife, mesmo local do sepultamento previsto para esta sexta. 

_Bonita homenagens dos rubro negros e de alguns tricolores também. Ele era folclórico demais, diversão garantida na Ilha do Retiro. Este sim, era torcedor do SPORT! Que DEUS ponha sua alma em um bom lugar no céu. Você fará cazá cazá cazá aí de cima e nós aqui na terra! Minhas condolências ao eterno rubro-negro Zé do Rádio! Descanse em paz! - afirma o jovem Carlos Melo.

De acordo com estudante Bernardo Rocha, Zé foi um ídolo dos estádios.
_Sou Vasco e digo, o futebol perdeu um grande torcedor. Mais torcedores folclóricos e da paz, e diga não aos torcedores violentos que espantam as famílias dos estádios.


Patrocinadores:

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos históricas

 - Fotos históricas  A formação titular do Milan, na partida contra o Barcelona, pelo primeiro jogo da fase semifinal da Liga dos Campeões d...