quinta-feira, 21 de maio de 2015

Fim do ciclo

Xavi se despede do Barcelona

Começou nesta quinta-feira (21), o fim de um dos maiores ciclos de um jogador com um clube. Aos 35 anos, Xavi esta deixando o Barcelona, são 24 anos de clube, uma história rica, inesquecível, cheia de títulos e muito amor. 
O astro esta indo para o Al Sadd, do Qatar, com quem assinará por duas temporadas, com opção de renovação por mais uma. 
Xavi chegou ao Barça criança, ali é casa do menino que se transformou num dos maiores astros do futebol mundial.
Foi uma decisão díficil para o craque, que segundo o próprio numa entrevista, vinculada a diversos sites, disse o seguinte "Nesta temporada eu tive menos minutos, menos oportunidades. Chegou o momento de sair. Custa muito tomar essa decisão. Preciso mudar os ares com a minha família. Tenho um projeto para continuar a jogar". O El Maestro será embaixador da Copa do Mundo de 2022 que será realizada no Catar e também irá se formar em treinador após deixar os gramados.
O amor pelo clube é tão grande, que o objetivo principal é voltar para sua casa, daqui algum tempo, seja como treinador ou diretor. 

Na atual temporada, Xavi jogou 41 vezes, dos 57 jogos disputados pelo time, mas só 20 vezes começou como titular. Apenas dois gols, contra Getafe e Eibar, e nove assistências - todas na Liga e contra equipes menores. Estes números são inexpressivos para um jogador que fez história. E é considerado um dos maiores atletas que muitos viram jogar.

Tinha mais um ano de contrato e nas últimas semanas, o Barça ofereceu uma renovação até 2018, porém o próprio entrou num acordo e esta deixando o seleto antes do previsto. Pelo visto ele não se conformou, com o papel que vinha tendo no time comandado por Luis Enrique, neste ano. 
Emocionado ele afirma na coletiva os seguintes dizeres "a decisão estava tomada. Quero agradecer o apoio da torcida e espero não decepcionar ninguém. Será complicado não vestir a camisa do Barça. Não queria que chegasse este momento, mas entendo que é a hora de ir".


A lenda obvio receberá uma série de homenagens do clube. A começar no próximo sábado, no jogo contra o Deportivo La Coruña. Quando irá receber o troféu da Liga, conquistada na semana passada. Também esta previsto um ato oficial no dia 3 de junho, antes de seu último duelo, assim como o Barça fez com o zagueiro Puyol, que se despediu no final da temporada passada. 

O adeus definitivo do líder será na final da Liga dos Campeões da Europa, competição que ganhou três vezes (e existe grandes chances de ser tetra, tomara que seja titular na decisão), no dia 6 de junho, em Berlim, contra a Juventus.

O Mito é o jogador que mais vestiu a camisa azul-grená em partidas oficiais na história (764) e, ao lado de Casillas, o que mais entrou em campo na Liga dos Campeões da Europa (150 vezes). Um monstro de regularidade. Uma lenda do clube mais vencedor dos últimos anos no futebol mundial. Dono de uma visão de jogo fantástica e de passes extremamente precisos, atualmente é considerado um dos principais jogadores da Espanha e um dos melhores volantes/meias do futebol na atualidade. 


Alguns atletas foram capazes de personificar um estilo de praticar futebol. Citamos Ferenc Puskás na inesquecível e espetacular Hungria de 1954. Ou Johan Cruyff no Carrossel Holandes em 1974. No futebol moderno quem seria este nome? O primeiro nome que vem à mente é o de Xavi Hernandéz. O homem que por anos e anos fez o Barcelona dominar o planeta com o inesquecível tiki-taka.

_ Espetacular jogador. Bate uma certa tristeza em saber que todo jogador tem que parar de jogar. Daqui uns tempos será se Iniesta, mais adiante será Messi... É realmente uma pena. Mas eu aproveitei cada momento. Lenda! Mito! Gênio! Gràcies Xavi 6. - afirma o jovem Wellington Lopes.

De acordo com o engenheiro Lucas Souza, atualmente poucos podem ser chamados de craques.
_Craques se aposentando: Ferdinand, Giggs, Van der Sar, Xavi, Henry, Raúl, Makaay, Rivaldo, Maldini. É,o futebol de qualidade e grande técnica está morrendo. Quem é jovem hoje com muita técnica? Não consigo citar nem 10. Kroos é o único que me lembro.

Segundo o estudante José Guilhermo, Xavi é um simbolo.
_Xavi foi um monstro de jogador símbolo de uma época e da geração tiki taka que ganhou tudo no barça e na seleção. faltou a bola de ouro de 2010 que poderia muito bem ter sido dele mas a FIFA deu para o Messi, Xavi Hernandes era simplesmente a alma do Barça e da seleção espanhola multi campeã, virou Lenda e Mito. 

Todo amante e apaixonado por futebol tem que dizer: Obrigado Xavi. 


Patrocinadores:

























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos históricas

 - Fotos históricas  A formação titular do Milan, na partida contra o Barcelona, pelo primeiro jogo da fase semifinal da Liga dos Campeões d...