sábado, 22 de novembro de 2014

Copa Rio 1951

FIFA confirma que Palmeiras é campeão mundial de 1951

Não existe motivo para isto acontecer, pelo menos é esta é a minha opinião sobre, o que a FIFA fez, ao reconhecer que o Palmeiras como campeão mundial de 1951, em referencia ao título da Copa Rio, isso é uma bagunça meus amigos, que me desculpem os palmeirenses, mas o Palmeiras forçou a barra para ser reconhecido, depois que o Corinthians conquistou o título mundial de 2000 (antes mesmo de ter ganho a Libertadores), ou seja o Palmeiras fez isto para não ficar atrás do rival, tanto que essa luta foi para reconhecer o título da Copa Rio como Mundial de Clubes, começou em 2001, o pedido na época foi feito à FIFA e à CBF, um ano após o Timão conquistar o Mundial disputado, no Brasil. 

Até concordo que o Verdão deveria ter disputado o tal Mundial de 2000, mas acho que não precisa revindicar isto a conquista de 1951, o importante é que esta na história e que o clube, tem mais títulos que o rival Corinthians, a história já basta. 

Já em 2007, seis mais tarde, o Verdão recebeu um documento assinado, por Urs Linsi, na época então secretário-geral da FIFA, dizendo as seguintes palavras. “Após minuciosa pesquisa, temos o prazer em anunciar que a FIFA concorda com sua proposta e aceita a Copa Rio 1951 como a Primeira Copa Mundial dos Clubes. Portanto, gostaríamos de solicitar que façam chegar essa designação diretamente à Sociedade Esportiva Palmeiras”.

Em abril do ano passado, teve um ofício assinado pelo atual secretário-geral da entidade, Jérôme Valcke, referendou a decisão em carta ao nosso ministro do esporte, Aldo Rebelo, afirmando o seguinte: "“Reconhecimento da Copa Rio 1951 como a Primeira Copa Mundial de Clubes”, o documento afirma que “depois do grande sucesso da Copa do Mundo FIFA no Brasil em 1950, a CBD decidiu promover outro campeonato em parceria com a FIFA visando elevar a qualidade técnica do esporte. Isso foi alcançado na Copa Rio 1951”.

A Copa do Rio foi disputada, por Palmeiras, Juventus (Itália), Vasco, Nacional (Uruguai), Áustria Viena (Áustria), Nice da França, o Sporting de Portugal e o Estrela Vermelha da Iugoslávia. o Verdão venceu a Juventus na final.

Ainda assim mesmo sendo disputada por tantos clubes de fora, acho que não tem por que reconhecer este caneco como título mundial, o Palmeiras não precisa disso para ser grande, para ter história, acho que não tinha necessidade da entidade, buscar esse reconhecimento, os únicos campeões mundiais de São Paulo, pra mim continuam sendo Santos, São Paulo e Corinthians.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bomba: Segundo fontes seguras jovem do Monte Alegre 2, é suspeito de assassinar vizinho no Alecrim, quando residia por lá

 Uma verdadeira bomba, ocorreu nesta madrugada, segundo fontes seguras, o jovem Marcos Henrique Mattos, morador do bairro Monte Alegre 2, em...