quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Destaque

(Foto: Pedro Garrido/ Divulgação)
Dora Friend destaca semelhanças com seu papel em "Malhação - Vidas Brasileiras"

A atriz Dora Friend, 20 anos, que atualmente está na pele de Bárbara, em "Malhação - Vidas Brasileiras", nota muitas semelhanças entre ela e sua personagem, que é uma adolescente acima do peso, todavia, cheia de auto estima, e que entrou na trama para ajudar a prima, também gordinha, que sofria de gordofobia.

A atriz que vem tendo muito destaque no folhetim, é toda empoderada, e foi premiada aos 16 anos no Festival de Cinema de Veneza, na produção Mate-me Por Favor, de 2015, dirigido por Anita Rocha da Silveira.

Ela realizou um ensaio sexy mostrando suas curvas e deu uma entrevista a Revista QUEM contando sobre sua carreira e vida pessoa.

Confira abaixo a entrevista com Dora:


Apesar de nova na TV, você já tem uma história como atriz e foi até premiada. Como você se descreve para o público que está a conhecendo agora?

"É difícil descrever quem a gente é, porque eu acredito que o ser humano está em constante mudança. Mas eu acho que talvez um jeito bom de responder quem eu sou, é dizendo no que eu acredito e sinto. Eu me considero uma atriz muito acadêmica. Eu sempre acreditei muito no estudo do teatro, tanto teórico, quanto didático."

Com quantos anos você começou a atuar?

"Eu comecei a estudar teatro com 11 anos de idade. E com 15, eu já conciliava escola com o curso profissionalizante de teatro. Então, de 7h até às 17h, eu estudava no colégio, e de 18h até 23h30, eu ficava no curso. Com 18 anos, eu entrei na faculdade de Artes Cênicas. Desde sempre, eu me basiei muito no estudo e pretendo estudar o resto da minha vida. Eu acho que na nossa profissão, o ator tem que estar sempre estudando. Além da disciplina, não nos deixando levar pelas coisas do mundo, porque a nossa profissão mexe muito com a nossa sensibilidade."

(Foto: Pedro Garrido/ Divulgação)

Assim que você entrou em Malhação, com sua personagem Bárbara, muitas jovens se sentiram representadas por você, pelo seu corpo e curvas. Você sente essa responsabilidade?

"Com certeza, eu sinto essa responsabilidade. Acho que quando a nossa voz tem muito mais alcance, é importante ter uma responsabilidade emocional e uma consciência de que tudo que você fala, atinge muita gente. Até porque Malhação tem um público jovem e eles estão em formação, sofrem muita influência. Mas é de um prazer enorme também, porque eu como pessoa e artista, me posiciono por meio da personagem. Eu tenho os mesmos princípios que a Bárbara. Eu também sou feminista. Acho muito importante falar de gordofobia, de bissexualidade. É maravilhoso quando a sua personagem e a sua pessoa estão alinhadas em posicionamento político, social. Realmente é incrível."

Como é a abordagem do público nas ruas e redes sociais?

"A abordagem do público, tanto na ruas quanto nas redes sociais, é sempre muito doce, delicada. As pessoas sempre vieram para mim com muito afeto. Eu acho que isso tem muito a ver com o texto também. A Bárbara é uma personagem descrita de um jeito muito amável. Foi um presente quando eu li a personagem pela primeira vez. Ela trata de temas importantes, mas com muita douçura. Por isso, eu acho que a aproximação é incrível. Tem muitas meninas que vem falar comigo, pedindo ajuda, conselho. Quando isso acontece, eu faço questão de responder. Até porque eu acho que é tão bom quando tem representatividade na televisão. Eu acho importante eu tentar me aproximar do público. Elas têm que entender que eu não sou uma pessoa distante, da televisão. Estou representando elas, mas também estou aqui existindo. Eu posso falar com elas. Eu não preciso ser um ícone distante. Eu não acredito nesse lugar do artista inalcansável. Eu acho muito importante essa aproximação do ator e do público."

Já sofreu algum tipo de preconceito ou se sentiu injustiçada por estar fora dos “padrões” impostos?

"Eu acredito que a gente vive em uma sociedade culturalmente racista, machista, homofóbica, gordofóbica. Eu acho que todo mundo que é fora do padrão ainda vai levar algumas gerações para alguém responder essa pergunta dizendo que nunca sofreu preconceito ou se sentiu injustiçado por estar fora dos padrões. São menos oportunidades que vem para essas pessoas, com certeza. Acho que a gente está conquistando, cada vez mais, o nosso espaço, mas ainda é uma luta diária para ter espaço. Não só no meio artístico, como em vários outros meios. Eu acredito nisso. A nossa sociedade ainda é muito contaminada por isso. Eu tento focar no que eu posso fazer para me munir de isso tudo. Eu não acredito que eu possa mudar o mundo. Eu não vou me iludir em uma situação achando que eu vou acabar com todo o preconceito da humanidade. Por isso, que eu tenho que fortalecer quem está comigo nessa. Eu acho importante eu lidar bem com isso. Até para que eu me fortaleça, até para eu fortalecer quem me vê e é influenciado por mim. Mas eu acho que sempre escolhi lidar com isso de uma forma, que me fortalecesse. Não é fácil. É claro que não basta só escolher. Tem que ter muito emocional. Não é só o racional é muito emocional. Mas escolher é o primeiro passo."

Qual a dica que você dá para outras meninas e meninos elevarem a sua autoestima?

"Eu acredito muito que a nossa autoestima está atrelada às pessoas que a gente anda, as pessoas que a gente segue nas redes sociais, ao hábitos que a gente tem, aos lugares que a a gente frequente. Claro que é uma coisa muito interna, mas a gente tem que usar do mundo e o que o mundo nos oferece concretas para nos ajudar internamente. Cara, se eu tenho a autoestima muito baixa, será que não é o caso de pegar um mochilão e viajar o mundo sozinho para se descobrir sozinho. Ou será que o caso é fazer uma aula de dança e descobrir um movimento e sensualidade do seu corpo. Ou fazer um ensaio fotográfico legal, para conhecer o seu corpo. Acho que é usar o externo para ajudar internamente."

Quais cuidados você tem com a beleza e saúde?

"Eu não tenho um pensamento direto em como cuidar da minha beleza e da minha saúde. Eu naturalmente sempre fui uma pessoa muito ativa. Eu como sempre fiz teatro desde muito nova, adoro aula de expressão corporal, de dança. Adoro nadar, pegar sol, como de tudo. Acho que sempre foi algo natural para mim."

Recebe muita cantada no Instagram? Está solteira?

"Normal receber cantada no Instagram. Eu recebo de tudo no Instagram. Recebo cantada, pedido de ajuda, conselhos. E sim, estou solteira (risos)."

Tem novos projetos profissionais após Malhação?

"Quando acabar Malhação, eu pretendo continuar fazendo o que eu sempre fiz, que é continuar estudando. Pretendo voltar minha faculdade, que eu tranquei para fazer a novela. Quero continuar fazendo minhas peças independentes, colocando em editais. E vou continuar abraçando as oportunidades que aparecerem, tanto na televisão, como no cinema e no teatro. Eu gosto muito de transitar pelas três áreas. Eu tive experiências muito felizes nas três. Estou sempre aberta a oportunidades."

(Foto: Pedro Garrido/ Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bomba: Segundo fontes seguras jovem do Monte Alegre 2, é suspeito de assassinar vizinho no Alecrim, quando residia por lá

 Uma verdadeira bomba, ocorreu nesta madrugada, segundo fontes seguras, o jovem Marcos Henrique Mattos, morador do bairro Monte Alegre 2, em...