terça-feira, 21 de março de 2017

Bom Filho a casa torna

Didi ao lado dos dirigentes. Foto: Rodrigo Andrade/DeFato
Ídolo volta ao Valério após 13 anos, agora como dirigente

O futebol tem dessas coisas e muitas vezes aquela boa e velha frase é usada, o bom filho a casa torna, e com Cleidimar Magalhães Silva, o Didi, não foi diferente. A fera está de volta ao Valério, 13 anos depois, o ex-centrovante, revelado pelo Dragão, retorna ao clube, só que como dirigente.

Didi que começou lá no início dos anos 2000, agora irá assumir o cargo de Vice-Presidente de Futebol e auxiliar o Presidente Luiz Precata, na grande e complicada missão de retirar o Dragão da última divisão do Campeonato Mineiro. O trabalho é imenso, duro, complicado, os problemas são grandes; todavia, Didi está com muita vontade de encarar esse desafio e fazer dar certo, deixando seu nome na história também como dirigente.

Didi cresceu dentro do clube, começou na base em 1997, chegou ao time profissional em 2001, e após indas e vindas, atuou no clube até 2004. Passou por alguns times brasileiros e foi buscar seu lugar ao sol no exterior. Teve passagens no futebol português e foi claramente ídolo na Romênia, onde prematuramente encerrou sua carreira aos 31 anos, devido a sucessivas lesões nos dois joelhos.

Nesse primeiro contato como dirigente, Didi, numa entrevista ao site De Fato, relata que precisa reformular a base do Dragão que foi se perdendo ao longo dos anos.
_Precisamos valorizar a prata da casa e as categorias de base. Quando comecei, em 1997, tínhamos do infantil ao profissional no Valério. Futebol é feito de etapas. Não adianta você querer pular etapas e ficar dando murros em ponta de faca.

Agora na diretoria, o ex-atleta vai reencontrar um velho conhecido, José Carlos Felipe, o "Felipão" que foi seu primeiro treinador na base. Felipão agora é o novo gerente de Futebol. Os dois juntos terão essa super missão de restruturar as categorias de base do seleto.

A economia do Valério passa por uma crise imensa, as dividas são gigantes, o Presidente Luiz Precata anunciou na última quinta-feira (16), que o clube tem dívidas na casa dos R$ 8 milhões. Os recursos são mínimos.

O novo Vice de Futebol, elogia o Presidente afirma ao site De Fato, que esse foi um dos motivos que o fizeram aceitar este cargo.
_Sei das dificuldades que o presidente está encontrando e aceitei esse desafio porque vejo que ele está empenhado e se dedicando. Mas não basta só ter vontade, temos que ter também pessoas que possam nos ajudar nessa caminhada. Se for da vontade Deus, trabalhando com os pés no chão, retornaremos com o Valério para o Módulo II.

Didi com toda sua experiência no Velho Continente, por ter conquistado títulos nacionais na Romênia, ter jogado uma Champions League, onde enfrentou Chelsea, Roma e Bordeux. Tem muitos planos, com os pés no chão para restruturar seu clube de origem.

O ex-jogador comenta o exemplo do Leixões clube pequeno de Portugal, que não só foca no futebol.
_Lá não se fala só em futebol, também há os esportes especializados. Eles disputam campeonatos de natação, ciclismo... e com uma estrutura idêntica ou menor à do Valério. Acho que o presidente também precisa pensar nisso, trazer o esporte especializado. O Valério não pode só focar no futebol. Pela estrutura que o Valério tem, temos que pensar mais alto".

Tendo contato com pessoas influentes no futebol, empresários, que daqui algum tempo pode até se fazer um ponte para se levar jogadores a Europa, o dirigente que tem uma boa bagem, reafirma que o trabalho precisa ser bem feito para que a experiência dê certo.
_Para que isso ocorra precisamos ter jogadores qualificados e preparados. Não adianta levar um atleta para a Europa e chegar lá ele sequer ter passado pela categoria de base. É o que eu falei para o presidente: vamos trabalhar com pés no chão, com tranquilidade, que naturalmente a gente vai colher frutos bons.

Todo mundo acredita que Didi, que pode contribuir muito ao Valério, nessa fase de dificuldade, é um momento importante na carreira do ex-jogador. Ele recebeu diversas mensagens de apoio dos familiares, amigos e fãs, que o desejaram boa sorte nessa nova etapa de sua vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charles no Bahia

 CHARLES: 107 jogos e 68 gols com a camisa do Bahia. Títulos: ●Campeonato Baiano: 1988 e 1991. ●Campeonato Brasileiro: 1988.