quinta-feira, 19 de junho de 2014

Quebrou tabu

Holanda sofre, porém vence a Austrália e se classifica

Para muitos seria fácil, pela qualidade técnica imensamente superior dos holandeses, mas o que vimos ontem (18), no Beira-Rio, numa festa com 42.877 presentes, entre eles, autoridades, como a família real holandesa, com o rei Willem Alexander e a rainha Máxima Zorreguieta, tivemos um jogo imensamente disputado, uma Austrália querendo estragar a festa da Holanda, mostrando que mesmo com a derrota para o Chile, o time australiano, tinha alguma categoria para brigar firme com os holandeses e foi o que fizeram, e pra quem não sabe a Austrália é uma pedra no sapato holandês, a Laranja mecânica nunca havia ganho dos Cangurus, na história até o momento eram 3 jogos, 2 empates e 1 vitória australiana, eles queriam quebrar esse tabu e é a primeira vez que se endentaram numa Copa do Mundo; conseguiram vencer mais com muita dificuldade.


Um primeiro tempo fabuloso, com o time australiano tentando dominar o jogo, forçando uma marcação em cima do adversário, chegando for ao ataque, quase Cahill roubou duas bolas, recuadas ao goleiro europeu, e além disso Leckie e Bresciano estava sem entendo super bem, prontos para complicar a Holanda, que via um Sneijder apagado, lento e nada inspirado, um Van Persie que até o momento também não estava bem, porém depois de perder uma oportunidade, o astro, velocista Robben numa linda corrida, dando inveja em muitos, pegou a bola quase no seu campo de defesa, saiu avançando, driblou Wilkinson, e fez um golaço ao bater na saída do arqueiro, aos 19 minutos, assinalando seu terceiro gol na Copa para a festa da Laranja.

Todavia o gol do ídolo, foi ofuscado, por que pouquíssimo tempo depois, após lindo lançamento de McGowan, nas costas da defesa, fez Cahill pegar de primeira, fazendo uma obra prima, levando a arquibancada ao delírio, um dos gols mais lindos do Mundial e que merece estar no DVD, um dos belos gols da temporada, um primor, a bola passou pelo goleiro, carimbou o travessão e caiu dentro do gol. O mundo aplaudiu o atleta.

A Austrália ainda desperdiçou oportunidades de virar o confronto ainda na primeira etapa. E chegou até 49% de posse de bola, levando a galera ao delírio. O clima de festa, só parou, quando todos ficaram apreensivos, Cahill veio com muita vontade numa divida e Bruno Martins Ind, que sofreu a pancada, ficou na pior, bateu com rosto na queda e ficou desacordado, deixando todos preocupados, Memphis Depay substituiu o companheiro. E Cahill levou cartão, sendo suspenso da próxima partida.

Postecoglou mudou para a etapa final, tirou Bresciano e colocou Bozanic, e a alteração deu certo, em sua primeira jogada, cruzou e bola acabou pegando na mão de Janmaat, o árbitro deu pênalti, sobre muita reclamação, foi uma questão de interpretação, pra mim não foi penalidade, mas também ele compensou pois não deu um pênalti claro, ainda no primeiro tempo para os australianos, então ficou elas por elas. Jedinak capitão do seleto, bateu com muita categoria, virando o desafio, fazendo a festa do Canguru.

E a coisa ficou feia para a Holanda, mas Van Persie veio aparecer e empatar o desafio, aos 12 minutos, esquentando de vez o jogo. Quando estava 2 a 2, a Austrália teve uma chance clara de gol (o cara tentou fazer um gol de peito!). 30 segundos depois levou o gol da virada, aos 23 minutos, Memphis Depay, que entrou no lugar do lesionado Bruno Martins Indi, virou o jogão, chutando no cantinho, se aproveitando da liberdade que teve e ficou nisso, mas pressionou até o final e durante o jogo a Austrália teve no mínimo 5 chances claríssimas de gol. Foi um jogo muito equilibrado. Vimos foi uma Austrália com muita raça e vontade de ganhar o desafio,  mas no fim o que prevaleceu foi a técnica da Holanda. Esse Robben é um monstro.

Dá gosto de ver esse Robben jogar, principalmente quando ele faz aqueles contra-ataques em velocidade. É um jogador que não precisa fazer firulas para jogar bonito.


A Holanda se classificou e a Austrália fez uma boa Copa apesar de duas derrotas, jogou de igual para igual, não fazendo feio, agora se despede diante da Espanha. Parabéns aos australianos e os holandês seguem na disputa pelo título.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Retratação: Informações verdadeiras

 Na postagem anterior, coloquei aqui que jovem que desapareceu no Monte Alegre 2, em Cabo Frio e já foi encontrado, tinha sido suspeito de a...