sábado, 7 de junho de 2014

Ídolo nos deixa

Fernandão morre em acidente de helicóptero

A manhã de sábado começou com imensa tristeza, para a torcida brasileira, principalmente torcedores de Internacional e Goiás, após um acidente de helicóptero (que era um Helibrás HB-350BA Esquilo, prefixo PT-YJJ), na cidade de Aruanã, em Goiás, o ídolo Fernandão veio a falecer aos 36 anos, o ex-jogador, dirigente, treinador e agora ex-comentarista, estava indo de sua casa no interior do estado, para a capital Goiânia. De acordo com os bombeiros, o acidente ocorreu, por volta de 1:30 da madrugada, o ídolo estava com mais quatro pessoas, os amigos, Edmilson de Souza Leme (vereador de Palmeiras de Goiás), Antônio de Pádua, Lindomar Mendes Vieira (funcionário da fazenda) e o piloto, identificado como Milton Ananias, e não há sobreviventes. Fernandão chegou a ser retirado com vida e levado ao Hospital Municipal, mas não resistiu e faleceu.

Uma perda imensa, para as massas Colorada e Esmeraldina, que tanto o amavam, Fernandão marcou época no futebol brasileiro, começou a carreira no Goiás, estreou nos profissionais em 1995, já ajudando a levar o seleto a um oitavo lugar no Brasileirão, uma boa campanha, assim como em 1996 chegando ao quarto lugar, na época o Campeonato Brasileirão ainda era de mata a mata. No Esmeraldino, o Mito jogou até 2001, onde foi pentacampeão goiano entre 1996 a 2000, campeão Brasileirão Série B 1999 e bi-campeão, Copa Centro-Oeste 2000 e 2001, na época Fernandão atuava como meia,  naquele ano foi para o futebol francês onde defendeu pelo Olympique de Marselha, por quase três anos, depois foi transferido para o Toulouse, também da França, onde passou a jogar como atacante. Após três no futebol europeu o ídolo resolver volta ao seu país.

Na volta ao Brasil, o jogador veio para o Internacional, após muito esforço do então, Presidente, Fernando Carvalho, e logo caiu nas graças da torcida, viveu seu melhor momento no futebol, escreveu mais do seu nome na história, logo no primeiro jogo, marcou o milésimo gol da história dos Gre-Nal, estreou em 10 de julho de 2004, no Gre-Nal número 360, fez o segundo da vitória por 2x0. No Beira-Rio, ele foi feliz demais, conquistou Libertadores e Mundial de Clubes, ambos em 2006, jogos históricos, como também na Copa Dubai em 2008, se tornando como todos nós sabemos um dos maiores jogadores da história do clube, possui também em seu currículo, dois campeonatos Gaúchos, 2005 e 2008, além da Recopa Sul-Americana de 2007. Também chegou a vestir a camisa da Seleção, apenas uma vez, no amistoso diante da Guatemala, em 2005. 

Em 14 de junho de 2008, há quase 6 anos, anunciou sua saída do seleto, mais um dia prometeu voltar, seja como jogador, treinador ou dirigente, o astro se transferiu para o Al-Gharafa, do Catar, onde ficou 1 ano, um mês e alguns dias, lá conquistou Liga do Qatar 2008-09 e Catar Copa Emir 2009; em 30 de julho de 2009, acertou sua saída do futebol do Catar, e após muitas especulações para onde iria, entre elas a ida para o Santos, São Paulo ou uma volta ao Inter, o ídolo preferiu retornar para a terra, de volta as origens, Fernandão volta ao Goiás (mais do que merecido uma volta ao clube que o onde foi feliz, a sua casa). O bom filho retorna e faz um bom papel, matando a saudade do torcedor, Esmeraldino, fica quase um ano no clube e em 6 de maio de 2010, o São Paulo anuncia sua contratação até o fim de 2011, finalizando a paquera que vinha desde 2009, no São Paulo, Fernandão deixa uma boa impressão em sua estreia, não faz gol, mas destrói o Cruzeiro, dentro do Mineirão, pela Libertadores, com grandes jogadas e passe para dois gols, inclusive um deles de calcanhar. Curiosamente o primeiro gol do Mito com a camisa do Tricolor paulista, sai diante do seu amado Inter, em 23 de maio, pela terceira rodada do Brasileirão, dentro do Beira-Rio. Após 39 jogos e 8 gols com a camisa do São Paulo, em 9 de maio de 2011, (não chegou a levar o contrato até o fim), o atacante e a diretoria, se reúnem e fazem uma rescisão amigável.   

Dois meses depois, o Mito anuncia o encerramento da sua carreira como jogador, em 19 de julho de 2011, e é anunciado como diretor executivo, do Internacional, bem que ele disse 3 anos, um dia volto e voltou, no Colorado todos o amam, como dirigente obteve os seguintes títulos,  Recopa Sul-Americana em 2011, Campeonato Gaúcho em 2012. Deus perdoa, Fernandão, lembro-me sempre dessa frase, como deixou saudade, tantos títulos, gols, grandes jogadas, prêmios individuais (confira abaixo):

Troféu Bola de Prata (Revista Placar)
Prêmio Craque do Brasileirão (Troféu de Ouro)
Seleção do Campeonato Brasileiro: 2006
Seleção das Américas (jornal "El País", Uruguai)
Troféu Mesa Redonda – TV Gazeta
Troféu de Prata

Em 20 julho de 2012, foi anunciado como treinador, substituindo, Dorival Junior, e nessa função, o ídolo ficou pouco tempo, não obteve tanto sucesso, foram 44,9% de aproveitamento, 26 jogos, 9 vitórias, 8 empates, 9 derrotas, foi demitido em 20 de novembro. 

No atual momento, o Capitão América como também era conhecido, estava sendo comentarista no Sportv, onde estreou no último dia 25 de maio, no jogo do Inter, diante do Cruzeiro, na derrota por 3x1. Fernandão, iria fazer parte do time de comentarista da Copa do Mundo. Também foi um dos mestre cerimonia da festa de reabertura do Beira-Rio, em 05 de abril. 



É tão triste você acordar e logo de cara, se deparar com a notícia que um dos seus ídolos veio a falecer de uma maneira tão trágica. Vai com Deus #Fernandão! Lamento muito a sua morte, foi um grande jogador, um dos maiores ídolos do Internacional e do Goiás, uma figura imensamente querida no futebol brasileiro, tinha fãs em todos cantos do país. E pelo que sabemos foi um grande ser humano, fica aqui os meus sentimentos, a minha tristeza, por a perda deste grande MITO do futebol, que infelizmente não pude conhecer pessoalmente, como gostaria tanto, #Fernandão o nosso muito obrigado! Sempre lembro-me da frase, Deus perdoa, #Fernandão não, em referência a seus gols. Bom dia a todos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Retratação: Informações verdadeiras

 Na postagem anterior, coloquei aqui que jovem que desapareceu no Monte Alegre 2, em Cabo Frio e já foi encontrado, tinha sido suspeito de a...