sexta-feira, 27 de junho de 2014

Fim da primeira fase

Raio-X da primeira fase da Copa

Chegou ontem (26), o final da primeira fase da  Copa do Mundo, agora só restam 16 seleções  brigando pelo tão sonhado título e que Mundial  emocionante, cheio de surpresas, jogos  históricos, quebra de recordes, diversas  curiosidades etc.

No grupo A, tivemos a classificação do Brasil em primeiro e em segundo ficou o México, para a surpresa de muitos que apostavam na Croácia, inclusive eu, que coloquei minhas fichas no time croata, mas sabia da força do México, a seleção mais fraca era Camarões, mas que poderia dar um pouco de trabalho, algo que não ocorreu em nenhum de seus jogos, inclusive levou goleada de Croácia e México.
No grupo B, uma das chaves da morte, tivemos a eliminação da Espanha, a atual campeã mundial, deixou a Copa ainda na primeira fase, levando uma surra da Holanda, por 5x1, no primeiro jogo e perdendo pro Chile, a derrota pra Holanda foi uma das maiores surpresas, pois ninguém esperava, poderia até apostar uma vitória holandesa, mas nunca por 5x1. Já o Chile, jogou de igual com Austrália, Espanha e com a própria Holanda (mesmo perdendo para esta), a líder do grupo, o Chile pegará o Brasil nas oitavas e a Holanda enfrenta o México.

O grupo C, foi uma chave onde tivemos surpresas. Colômbia em primeiro, como todos imaginavam, um dos melhores times do Mundial, jogando o futebol mais vistoso da primeira fase, como disse o comentarista, Roger Flores, da TV Globo, e concordo com ele, a Colômbia vem jogando muito bem mesmo. Em segundo lugar ficou a Grécia, aos trancos e barrancos, primeiro apanhou da Colômbia por 3x0, depois segurou um empate com o Japão por 0x0, só Deus sabe como, pois o Japão foi superior e depois venceu a Costa do Marfim, aos 47 do segundo tempo, com um gol de pênalti, ou seja a classificação grega, foi sofrida e para muitos injusta; mas é aquilo futebol nem sempre o melhor vence e justiça é feita, então temos que aturar esse time horroroso da Grécia nas oitavas de final, enquanto Japão e Costa do Marfim, que são superiores ficaram de fora.

Já a chave D, verdadeiramente foi a da morte, um grupo com três campeões mundiais, Itália, Inglaterra e Uruguai, com a Costa Rica, que para muitos era o patinho feio da chave e iria tomar pancada dos três. Ou seja todo mundo crente que lideraria os bolões, apostando nisso, nas derrotas do patinho feio, só que foi ao contrário, deu tudo errado para 99,9% dos apostadores, se é que os outros 1% iriam apostar na Costa Rica, todo mundo errou e feio. A Costa Rica apresentou o melhor futebol do grupo, venceu o Uruguai com muta qualidade por 3x1, na segunda partida bateu a Itália por 1x0, encantando a todos, e por último empatou em 0x0, com a Inglaterra, esta já eliminada. Os costa-riquenhos colocou todo mundo na fogueira e para surpresa do mundo, liderou a chave com 7 pontos. O Uruguai ficou com a outra vaga em duas super decisões, venceu a Inglaterra por 2x1, com atuação excepcional de Suarez, num jogo mitológico, e venceu a Itália por 1x0, e Suarez também marcou seu nome no confronto, só que dessa vez negativamente, pois deu uma mordida no adversário, e pegou uma dura suspensão de 9 jogos e 4 meses, esta banido da Copa (em outro post falarei disso). Itália e Inglaterra (essa sabia que iria ser eliminada na primeira fase), voltaram pra casa mais cedo.

Grupo E não tivemos surpresas, era isso mesmo, que iria acontecer, a Honduras levar pancada de todo mundo, França em primeiro e Suíça em segundo, o único grupo que confirmou todas as expectativas do grupo, o Equador até fez bons jogos e pelo que vimos perdeu a classificação logo na estreia diante da Suíça, pois perdeu um gol e no lance seguinte os suíços, mataram confronto, já no final do jogo. A França jogou muita bola, um bom time que pode chegar longe, abram o olho com os franceses.

Grupo F: Argentina 100% de aproveitamento, mas sem mostrar um futebol fantástico, porém eficiente , quando foi necessário, o gênio Messi apareceu e decidiu as partidas, já anotando 4 gols no Mundial, sendo um dos artilheiros, a Nigéria ficou com a segunda vaga, todavia também não mostrou grande coisa não, porém o grupo era fraco, tinha Irã que jogou bem com Argentina, dando trabalho e Bósnia-Herzegovina estreante em Copas.

Grupo G: Total decepção com Portugal, deu tudo errado para os portugueses, parecia que um terremoto tinha atacado a seleção de Paulo Bento, no primeiro jogo apanhou de 4x0, da poderosa Alemanha, depois empatou com USA (segundo colocado), por 2x2, e com isso precisaria golear Gana, mas só venceu por 2x1 e ficou fora, uma tristeza total, Cristiano Ronaldo melhor do mundo, seguiu a maldição dos últimos melhores do mundo, antes do Mundial, de não jogarem nada e fracassarem, CR7 deixou só 1 gol, algo que os últimos nem isso fizeram. A Alemanha era a força do grupo, mas vimos que encontrou dificuldades diante de Gana, onde empatou 2x2 e venceu o USA por um magro 1x0. O time americano, é bom, apresentou um bom futebol e conseguiu vencer Gana, seu algoz nas duas últimas Copas, principalmente em 2010, quando os eliminaram nas oitavas de final.

Grupo H: Acreditava totalmente na classificação da Bélgica, os Diabos Vermelhos não decepcionaram e fizeram a melhor campanha, 100% de aproveitamento, 9 pontos, apesar da dificuldade no jogo de estreia contra Argélia. A Rússia foi uma outra decepção que tive, empatou com a Coreia, perdeu da Bélgica (algo normal, dois times de categoria), mas era só vencer a Argélia, só que isso não aconteceu, empatou de 1x1 e voltou pra casa, decepção total, apostava tranquilamente em seu seleto. A Argélia é a outra surpresa do Mundial, fazendo história, se classificando para as oitavas de final pela primeira vez, eles mostraram muita determinação, raça, colocaram o coração no bico da chuteira e sua torcida fez uma festa linda, mereceu muito pela torcida também.

Surpresas: Costa Rica, Grécia e Argélia, dessas nas oitavas torço pra Costa Rica, que vai encarar a Grécia, jogo de zebras, acredito nos costa-riquenhos. A Argélia pega a poderosa Alemanha, mas quem sabe não apronta uma zebra, como fez em 1982, quando venceu por 2x1.

Decepções: Espanha, Portugal e Russia, acreditava muito nos três, mandaram mal.

A FIFA divulgou hoje a Seleção da primeira fase da Copa, sem os astros Neymar e Messi, e do seleto brasileiro, só foram escalados os zagueiros Thiago Silva e David Luiz, colocaram o time com 3 zagueiros, que ficou da seguinte maneira:

 Enyeama (Nigéria - nota 9,35), David Luiz (Brasil - 9,69), Van Buyten (Bélgica - 9,58), Thiago Silva (Brasil - 9,5) e Sakho (França - 9,47); James Rodríguez (Colômbia - 9,79), Perisic (Croácia - 9,74), Shaqiri (Suíça - 9,55) e Lahm (Alemanha - 9,33); Benzema (França - 9,65) e Robben (Holanda - 9,62). Perisic da Croácia foi o único jogador de uma seleção que foi eliminada na primeira fase.

Analise dos confrontos de oitavas de final, que começaram amanhã. Fonte: Globoesporte.com


Que venha a fase final, tenho certeza que teremos grandes jogos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Motivos para votar em Tirsa

 Deixarei aqui motivos para elegermos Tirsa Tulosa, em Araruama.