quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Búzios em estado de calamidade

Famílias ilhadas e cidade em estado de emergência

A chuva na madrugada, 18, castigou Armação de Búzios, Região dos Lagos, do Rio de Janeiro, a cidade que é um dos maiores pontos turísticos do Brasil e conhecida mundialmente, dessa vez não saiu nas manchetes dos jornais por seus atrativos e sim pela tristeza das enchentes. Mais de 15 pessoas ficaram desabrigas, ruas alagas, um verdadeiro caos, casas destruídas, barrancos caindo, a situação é tão caótica, que a Prefeitura decretou estado de emergência, o município esta calamidade.



Baía Formosa, Rasa, Tucuns, Cem Braças, Manguinhos, foram os locais mais castigos, onde a situação ficou desesperadora. Maria Joaquina, Trevo do Barbuda, partes de Geribá e do Centro também foram atingidos. As imagens que vimos são horríveis, uma tristeza sem tamanho; só nos resta rezar/orar para que essas famílias que perderam tudo, possam se recuperar, que a cidade possa voltar ao seu estado normal; e que as chuvas possam diminuir, nunca se viu nada igual em Búzios.


A situação é tão lamentável, que o iatista Ricardo Winicki, o Bimba, que mora em Búzios, há 10 anos, e em janeiro já tem logo de cara duas competições (de 4 a 11, a Copa do Brasil de Vela, em Niterói (RJ), e a partir do dia 20 estará na disputa da Semana da Vela de Miami, nos Estados Unidos). Fez um protesto contra o município junto com  velejadora Patrícia Freitas, praticaram windsurfe e stand up paddle nas ruas alagadas, o atleta campeão mundial, em 2007, da classe RS:X, não teve acesso ao clube onde treina devido a situação lamentável que esta a cidade, com isso tirou uma foto em protesto, reclamando da falta de saneamento básico no local. 


É um absurdo, Búzios passar por esse tipo de problema, com falta de saneamento básico, isso é uma vergonha, queremos mudança meus amigos, o povo que realmente ama a cidade, não pode passar por esse tipo de coisa, e já não é de hoje, que vivem esse problema. Esse esgoto vai todo para o mar, chega nas praias, a falta de saneamento é evidente. Armação de Búzios, precisa de ajuda, meu povo. Acho que a população tem que se reunir e se manifestar de todas as maneiras possíveis, o problema esta claro e não pode continuar, é uma das coisas que mais peço para essa atual gestão, é saneamento básico.

Desejo meus sentimentos a quem perdeu tudo nessa tragédia e torço pela recuperação de todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Que encontro lindo

 Edgar Vivar (75) e Maria Antonieta de Las Nieves (74), nossos eternos Senhor Barriga e Chiquinha, se reencontraram esta semana, no México. ...