quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Balanço final de Velho Chico

Camila Pitanga (Foto: Reprodução)
Um clássico chega ao fim

Chegou ao fim na última sexta-feira (30/09), o clássico "Velho Chico", novela escrita por Benedito Ruy Barbosa, Edmara (filha de BRB) Barbosa e Bruno Barbosa Luperi (filho de Edmara), com direção de Luiz Fernando Carvalho. A trama infelizmente ficou marcada pela morte do ator Domingos Montagner no último dia 15/09; faltando apenas duas semanas para o seu final. Todavia, vamos deixar de lado essa tragédia e comentarmos sobre esta produção magnifica que foi "Velho Chico".

Mesmo gostando e até amando outras tramas do horário, considero "Velho Chico",  a melhor novela das oito ou das nove se preferir, desde de "Avenida Brasil" (2012). A trama também deu um respiro que a horário da Globo precisava, vindo de boa e longa sequência de tramas realistas, focadas na violência urbana, principalmente as duas últimas "Babilônia" (2015) e "A Regra do Jogo" (2015/2016), onde falavam muito de favela.


Antônio Fagundes e Lee Taylor (Foto: Reprodução)
A trama de Benedito, nos trouxe uma temática regional, mudando a paisagem e o sotaque do tão importante horário nobre. Vimos um elenco bem enxuto do que o normal, com diversos nomes desconhecidos. Além de tratar questão sociais importantes como meio ambiente e sustentabilidade,questões relacionadas ao Rio São Francisco, e coronelismo e política. Uma qualidade primorosa, seja em texto, direção, fotografia trilha sonora e um shows de interpretação dos atores.


"Velho Chico" não foi uma novela fácil, desde sua estréia dividiu opiniões e provou discussões. Mesmo que para muitas pessoas o texto tenha cansado em vários momentos, ou os autores tenham sido didáticos em outros, que o ritmo lento da narrativa tenha afugentado telespectadores, a trama teve o grande mérito de provocar, estimular o público, não dando tudo de bandeja o que é mais fácil. Uma obra prima que confrontou o espectador e o chamou para refletir.  

Graças a Deus, os os autores ou os diretores se deixaram abater diante das críticas ou tentaram ajustar a novela ao gosto do telespectador padrão. E seguiram com o projeto até o fim.

Lamento quem não tenha gostado desta linda trama, que nos foi apresentada e aguardo que a tenhamos em DVD.

Que venha "A Lei do Amor"






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Jogos históricos

 - JOGOS HISTÓRICOS  CAMPEONATO PAULISTA 1996 2º TURNO GUARANI 1 X 0 PALMEIRAS  Data: 9 de Maio de 1996  Local: Brinco de Ouro, em Campinas ...