quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Faria 90 anos

Roberto Gómez Bolaños faria 90 anos

Hoje, 21 de fevereiro, é uma data marcante, ela marca o nascimento de um dos maiores gênios do humor, estou me referindo a Roberto Gómez Bolaños, o nosso eterno Chaves e Chapolin Colorado.

O gênio nasceu em 21 de fevereiro de 1929, no México, ele foi um dos maiores escritores e atores, conhecido em muitos países, principalmente no Brasil, por sua maior obra na televisão, com imenso destaque para sua criação e interpretação de “Chaves”, além de outros personagens, como "Chapolin Colorado". Morto em 28 de novembro de 2014, aos 85 anos, depois de um período doente, Bolaños faria hoje 90 anos de idade.



Roberto, vinha de uma família de classe média, ele estudou engenharia, todavia, nunca praticou a profissão. Quando tinha por volta de 20 anos, ele escrevia roteiros e scripts de programas de TV. Ele também foi autor de canções e roteiros para programas de rádio. Para se ter uma noção do talento impecável e notável que Bolaños tinha para escrever, recebeu o apelido de "Chespirito" do diretor Agustín Delgado. Trata-se de uma versão castelhana do nome Shakespeare para "Shakespearito", já que Bolaños media em torno de 1.60m. .

Em 1968, Chespirito assinou um contrato com a recém-formada, à época, rede TIM (Televisión Independiente de México), no qual tinha 30 minutos na programação, com total autonomia.

Neste espaço, escreveu e produziu programas que ficaram muito populares no México. Com o sucesso, a emissora concedeu espaço de uma hora nas noites de segunda-feira.



Assim, em seu show simplesmente chamado "Chespirito", ele fez a estreia de seus dois personagens mais queridos, "Chaves" (do original em espanhol El Chavo del 8) e "Chapolin Colorado" (do original El Chapulín Colorado). Esses dois personagens se tornaram tão populares que a rede promoveu, para cada um, uma série semanal de 30 minutos. As aventuras de Chaves foram exibidas originalmente de 1971 a 1992. Já o Chapolin Colorado foi ao ar, também originalmente, entre os anos de 1970 e 1979. A intensa dedicação aos seriados Chaves e Chapolin Colorado também rendeu um casamento para Bolãnos. Após 27 anos trabalhando juntos, ele se casou, em 2004, com a atriz Florinda Meza, que interpretava a Dona Florinda. Ele teve seis filhos do primeiro casamento, mas nenhum com Florinda.

Bolaños é considerado um ícone do humor e entretenimento de língua espanhola e visivelmente reconhecido como um dos melhores humoristas de todos os tempos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Água para os fãs

 ÁGUA PARA FÃS | O megashow da cantora Madonna na praia de Copacabana só acontece no sábado (4), mas fãs da estrela internacional já ocupam ...