Foto: Irmo Celso / Placar |
Hoje (19), seria um dia de felicidade, nesta data, Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, ou apenas Dr. Sócrates, completaria 65 anos. O astro natural de Belém-PA, eterno ídolo do Corinthians e que faleceu no dia 4 de dezembro de 2011, dia da conquista do penta do Brasileirão pelo Timão.
Ele que foi líder intelectual da Democracia Corinthiana, movimento democrático do início dos anos 80, chegou ao Timão em 1978, com 24 anos e médico recém-formado, após se destacar pelo Botafogo-SP. Seu futebol se caracterizava pela habilidade, inteligência e toques de calcanhar; um dos maiores gênios do futebol brasileiro.
Dentro das quatro linhas, era destaque com gols decisivos e um futebol cerebral. Fora dele, se destacava reivindicando maior liberdade e participação para os atletas, um dos homens mais democráticos do país, e que fez parte na luta pela democratização. Em sete anos de Corinthians, Sócrates vestiu a camisa alvinegra em 298 oportunidades, tendo marcado 172 gols. Conquistou o Campeonato Paulista em três oportunidades: 1979, 1982 e 1983.
Obrigado por tudo, Doutor!
Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians |
Nenhum comentário:
Postar um comentário