sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Maior sucesso das sete nos últimos anos e ainda assim não tem repercussão

Divulgação/TV Globo 
Porquê "Pega Pega" não está na boca do povo?

Um assunto muito debatido nas últimas semanas, é o motivo da novela "Pega Pega", não ter repercussão nacional, e ainda assim ser o maior sucesso das sete, em audiência nos últimos anos.

Se formos julgar pelos números de audiência, a atual trama das sete, "Pega Pega", é o folhetim de maior sucesso do horário, desde 2012, quando tivemos no ar "Cheias de Charme". Confira as médias (até o capítulo 70), no Ibope da Grande SP

Pega Pega: 28.65
Rock Story: 23.55
Haja Coração: 27.3
Totalmente Demais: 23.8
I Love Paraisópolis: 24.2
Alto Astral: 20.35
Geração Brasil: 19.9
Além do Horizonte: 18.2
Sangue Bom: 24.45
Guerra dos Sexos: 21.5
Cheias de Charme: 30.5

Vejamos que nas últimas semanas, a novela de Claudia Souto, muitas das vezes tem ultrapassado os 30 pontos (o que nos dias atuais, é considerado um verdadeiro sucesso), façanha esta que o folhetim anterior custou para chegar. Todavia, não podemos ser injustos, já que "Rock Story" encarou todo o verão (época que tende-se a cair a audiência).

O atual folhetim também herda ótimos números de "Malhação" e de "Novo Mundo", ótima trama das seis. Segundo o autor Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, a novela também vem flanando sem a concorrência das emissoras do Simba (Record-SBT-RedeTV) na TV a cabo.

Me pergunto o que leva "Pega Pega" a ser esse grande sucesso de audiência. Péssimas opções em outros canais? É uma forte opção, pois estamos que no horário a TV aberta não está nos dando tanta qualidade. Será que o brasileiro tem o hábio de deixar a TV ligada na Globo? É uma opção bem considerável - todavia, se o folhetim não agragar mesmo, o público rejeita imensamente, vide o que infelizmente aconteceu com "Geração Brasil" e "Além do Horizonte" (duas tramas ijustiçadas na minha concepção).

Vejo muitas qualidades em "Pega Pega", uma produção caprichada, texto bem alinhado, direção equilibrada, boa trilha sonora e um super elenco. Mesmo que o casal de protagonistas seja apático (vivido por Camila Queiroz e Mateus Solano), no sendo de química entre os dois, é um casal que realmente demonstra não combinar.

Porém existem personagens bem carismáticos e que conseguem me agradar imensamente como Sandra Helena (Nanda Costa), Agnaldo (João Baldasserini), Maria Pia (Mariana Santos), Malagueta (Marcelo Serrado), Elza e Prazeres (Nicette Bruno e Cristina Pereira) e outros.

Como disse o texto é bem alinhado, porém não é uma trama que lhe prende no sofá, que faz você vibrar. Será que é por isso que a novela não repercurte? Talvez. Ela é o contrario das outras novelas atuais da emissora, principalmente "A Força do Querer" que é muito amada. 
"Pega Pega" não provoca explosão no público, não é amada (apesar de jamais ser odiada), comentada, e mal gera "shippings” (as torcidas por casais) – no máximo Malapia (Malagueta e Maria Pia). E muito raramente vai parar nos TTs do Twitter (os assuntos mais comentados). Nas redes sociais, quando se levanta o assunto “Pega Pega”, a novela é ferozmente alvejada pelos haters.

Depois de uma conversa entre amigos (as) e especilistas no assunto, cheguei a seguinte explicação, talvez a mais aceitável e razoavel possível, a novela é comoda para o telespectador, é um feijão com arroz, que não movimenta julgamentos, pouco lhe instiga, não coloca em pratica grandes discussões, e o tema principal é sobre roubo milionário executado por pessoas comuns. 

Agora faço mais duas perguntas a vocês, meu público, será que a trama tende a se tornar  apimentada na reta final, fazendo o povo se instigar etc? E outra no futuro, "Pega Pega" será lembrada como um grande sucesso? Números para isso possui. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ovos estragados em mercado de Cabo Frio

 Consumidor encontra ovos estragados em supermercado de Cabo Frio.  Um consumidor esteve no Extra, que fica perto da Rodoviária de Cabo Frio...