sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Maior sucesso das sete nos últimos anos e ainda assim não tem repercussão

Divulgação/TV Globo 
Porquê "Pega Pega" não está na boca do povo?

Um assunto muito debatido nas últimas semanas, é o motivo da novela "Pega Pega", não ter repercussão nacional, e ainda assim ser o maior sucesso das sete, em audiência nos últimos anos.

Se formos julgar pelos números de audiência, a atual trama das sete, "Pega Pega", é o folhetim de maior sucesso do horário, desde 2012, quando tivemos no ar "Cheias de Charme". Confira as médias (até o capítulo 70), no Ibope da Grande SP

Pega Pega: 28.65
Rock Story: 23.55
Haja Coração: 27.3
Totalmente Demais: 23.8
I Love Paraisópolis: 24.2
Alto Astral: 20.35
Geração Brasil: 19.9
Além do Horizonte: 18.2
Sangue Bom: 24.45
Guerra dos Sexos: 21.5
Cheias de Charme: 30.5

Vejamos que nas últimas semanas, a novela de Claudia Souto, muitas das vezes tem ultrapassado os 30 pontos (o que nos dias atuais, é considerado um verdadeiro sucesso), façanha esta que o folhetim anterior custou para chegar. Todavia, não podemos ser injustos, já que "Rock Story" encarou todo o verão (época que tende-se a cair a audiência).

O atual folhetim também herda ótimos números de "Malhação" e de "Novo Mundo", ótima trama das seis. Segundo o autor Nilson Xavier, do site Teledramaturgia, a novela também vem flanando sem a concorrência das emissoras do Simba (Record-SBT-RedeTV) na TV a cabo.

Me pergunto o que leva "Pega Pega" a ser esse grande sucesso de audiência. Péssimas opções em outros canais? É uma forte opção, pois estamos que no horário a TV aberta não está nos dando tanta qualidade. Será que o brasileiro tem o hábio de deixar a TV ligada na Globo? É uma opção bem considerável - todavia, se o folhetim não agragar mesmo, o público rejeita imensamente, vide o que infelizmente aconteceu com "Geração Brasil" e "Além do Horizonte" (duas tramas ijustiçadas na minha concepção).

Vejo muitas qualidades em "Pega Pega", uma produção caprichada, texto bem alinhado, direção equilibrada, boa trilha sonora e um super elenco. Mesmo que o casal de protagonistas seja apático (vivido por Camila Queiroz e Mateus Solano), no sendo de química entre os dois, é um casal que realmente demonstra não combinar.

Porém existem personagens bem carismáticos e que conseguem me agradar imensamente como Sandra Helena (Nanda Costa), Agnaldo (João Baldasserini), Maria Pia (Mariana Santos), Malagueta (Marcelo Serrado), Elza e Prazeres (Nicette Bruno e Cristina Pereira) e outros.

Como disse o texto é bem alinhado, porém não é uma trama que lhe prende no sofá, que faz você vibrar. Será que é por isso que a novela não repercurte? Talvez. Ela é o contrario das outras novelas atuais da emissora, principalmente "A Força do Querer" que é muito amada. 
"Pega Pega" não provoca explosão no público, não é amada (apesar de jamais ser odiada), comentada, e mal gera "shippings” (as torcidas por casais) – no máximo Malapia (Malagueta e Maria Pia). E muito raramente vai parar nos TTs do Twitter (os assuntos mais comentados). Nas redes sociais, quando se levanta o assunto “Pega Pega”, a novela é ferozmente alvejada pelos haters.

Depois de uma conversa entre amigos (as) e especilistas no assunto, cheguei a seguinte explicação, talvez a mais aceitável e razoavel possível, a novela é comoda para o telespectador, é um feijão com arroz, que não movimenta julgamentos, pouco lhe instiga, não coloca em pratica grandes discussões, e o tema principal é sobre roubo milionário executado por pessoas comuns. 

Agora faço mais duas perguntas a vocês, meu público, será que a trama tende a se tornar  apimentada na reta final, fazendo o povo se instigar etc? E outra no futuro, "Pega Pega" será lembrada como um grande sucesso? Números para isso possui. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incrível

 Mexe com meu psicológico. 😍😄