segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Homenagem

Ritinha (Ísis Valverde) no telhado (foto: reprodução)
Glória Perez homenageia Janece Clair com a cena do telhado

No capítulo da última sexta-feira (22), de "A Força do Querer", não passou em hipotese alguma a cena em que Ritinha (Ísis Valverde), soube no telhado para se livrar da surra de sua mãe Edinalva (Zezé Polessa). Obvio a primeira e principal referência, que veio à cabeça do telespectadoré sequência clássica em que Gabriela sobe ao telhado para buscar uma pipa, na novela "Gabriela" - primeiro com Sônia Braha, em 1975, e depois com Juliana Paes, no remake de 2012.

Glória Perez, autora de "A Força do Querer", em seu Twitter, afirmou que escreveu a sequência, como uma uma homenagem. Não só a eterna personagem de Jorge Amado, mas como também a Janete Clair, sua mentora. Janete já usou esse recurso de "subir no telhado", mais de uma vez em suas obras. Glória inclusive cirtou a personagem Vilminha, que Débora Duarte viveu em "Pecado Capital" 1975/1976, a própria Glória escreveu um remake deste folhetim em 1998 e Vilminha foi vivida por Paloma Duarte, filha de Debora. A personagem vivia com problemas psicológicos e quando vinha a ter surtos, seu refugio era subir no telhado.

A grande mestra Janete também utilizou esse perfil, em duas outras tramas, em "Pai Herói" de 1979, quem corria pro telhado quando tinha crise era Walkiria (Rosamaria Murtinho). E em "Eu Prometo", Daisy interpretada por Fernanda Torres, surtava e corria pro telhado de sua casa. Inclusive "Eu Prometo" foi a última novela de Janete, que veio a falecer em novembro de 1983, e Glória sua colaboradora, teve a missão de finalizar a obra.

Gabriela no telhado: Sônia Braga em 1975 e Juliana Paes em 2012 (foto: reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ovos estragados em mercado de Cabo Frio

 Consumidor encontra ovos estragados em supermercado de Cabo Frio.  Um consumidor esteve no Extra, que fica perto da Rodoviária de Cabo Frio...