segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Homenagem

Ritinha (Ísis Valverde) no telhado (foto: reprodução)
Glória Perez homenageia Janece Clair com a cena do telhado

No capítulo da última sexta-feira (22), de "A Força do Querer", não passou em hipotese alguma a cena em que Ritinha (Ísis Valverde), soube no telhado para se livrar da surra de sua mãe Edinalva (Zezé Polessa). Obvio a primeira e principal referência, que veio à cabeça do telespectadoré sequência clássica em que Gabriela sobe ao telhado para buscar uma pipa, na novela "Gabriela" - primeiro com Sônia Braha, em 1975, e depois com Juliana Paes, no remake de 2012.

Glória Perez, autora de "A Força do Querer", em seu Twitter, afirmou que escreveu a sequência, como uma uma homenagem. Não só a eterna personagem de Jorge Amado, mas como também a Janete Clair, sua mentora. Janete já usou esse recurso de "subir no telhado", mais de uma vez em suas obras. Glória inclusive cirtou a personagem Vilminha, que Débora Duarte viveu em "Pecado Capital" 1975/1976, a própria Glória escreveu um remake deste folhetim em 1998 e Vilminha foi vivida por Paloma Duarte, filha de Debora. A personagem vivia com problemas psicológicos e quando vinha a ter surtos, seu refugio era subir no telhado.

A grande mestra Janete também utilizou esse perfil, em duas outras tramas, em "Pai Herói" de 1979, quem corria pro telhado quando tinha crise era Walkiria (Rosamaria Murtinho). E em "Eu Prometo", Daisy interpretada por Fernanda Torres, surtava e corria pro telhado de sua casa. Inclusive "Eu Prometo" foi a última novela de Janete, que veio a falecer em novembro de 1983, e Glória sua colaboradora, teve a missão de finalizar a obra.

Gabriela no telhado: Sônia Braga em 1975 e Juliana Paes em 2012 (foto: reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incrível

 Mexe com meu psicológico. 😍😄