segunda-feira, 12 de maio de 2014

Falta pouco

Caminhada pela Paz vem movimentando Cabo Frio

O assunto que tomou conta da cidade de Cabo Frio, Região dos Lagos, Rio de Janeiro, é a Caminhada pela Paz, que irá ocorrer na próxima sexta-feira (16), ás 17 horas, na Praça Porto Rocha. Todo mundo, só fala disso, em diversos lugares, é o telefone tocando, muita gente querendo saber, querendo saber quem esta por trás deste evento que irá parar as ruas da cidade, em busca da paz, devido a violência que vem tomando conta do município. A notícia da manifestação pela paz, também vem dominando as redes sociais, todo mundo tirando fotos, compartilhando, querendo marcar presença, nessa caminhada pacifica, em solidadriedade a nossa cidade, principalmente a bairros como Jacaré, Boca do Mato, Jardim Esperança, Reserva do Peró e adjacentes.

O texto que vou reproduzir aqui, saiu em diversos veículos da internet, inclusive no G1 da Globo.com, também foi vinculado no blog da nossa querida Renata Cristiane etc.

No próximo dia 16, às 17 horas, o movimento “Jovens pela Paz”, de Cabo Frio, estará promovendo uma grande caminhada contra a violência que, há meses, vem amedrontando moradores e visitantes da cidade. Coordenada por João Paulo Trindade e Vinícius Figueira, a ideia ganhou ainda mais força esta semana por conta dos tiroteios e mortes no bairro Jacaré.

- Em apenas cinco dias tivemos mais de quatro mortes só no bairro Jacaré por conta da guerra entre facções rivais de dois bairros. O que estamos presenciando é uma onda crescente de violência, a cada dia com uma barbaridade diferente, com a população em pânico, pedindo socorro às autoridades – comentou João Paulo.

Vinícius lembra que além do Jacaré, nos últimos meses a violência também tem dominado bairros como Boca do Mato, Jardim Esperança, Jardim Peró e Reserva do Peró, entre outros.

- Cabo Frio é a capital da Região dos Lagos, e há meses vive momentos de terror e tensão que não acabam mais. Já estamos no meio do ano e não vemos a situação melhorar. Pelo contrário, a coisa tem ficado cada vez pior. Há muito tempo não se via uma situação assim. A guerra pelo tráfico está absurda. As facções estão querendo dominar tudo, e não se pode mais sair de casa, as crianças não podem ir à escola e por aí vai. Cabo Frio pede paz. A população não aguenta mais tanta violência - desabafou.

Além da população, os dois coordenadores da caminhada lembram que o comércio também vem sendo vítima da violência há muito tempo. Por isso, esta semana, procuraram o presidente da Acia Cabo Frio, Walmir Porto, para uma parceria.

- Tanto eu como o João Paulo somos de Cabo Frio, e acompanhamos o trabalho que a atual diretoria da Acia vem realizando na busca por mais segurança para o comércio. Esta semana, mesmo, vimos que os comerciantes do Centro procuraram a Acia para pedir ajuda. E como acreditamos que a união faz a força, decidimos procurar o Walmir, que se prontificou em nos apoiar não apenas pela Associação Comercial mas, também, através de uma de suas empresas – explicou Vinícius.

A ideia é que no dia 16 a população de Cabo Frio se reúna na Praça Porto Rocha para uma caminhada, de mãos dadas, em direção à Praia do Forte, principal cartão postal da cidade.

- Marcamos a concentração para às 17 horas, e escolhemos a Praia do Forte como destino para alertar às autoridades que Cabo Frio é uma cidade que vive dos turistas. Por mais que tenhamos belezas naturais como a Praia do Forte, que é nosso maior cartão postal, ninguém vai querer voltar aqui se a situação continuar piorando dessa forma. E sem o turista teremos muitas demissões na cidade – explicou João Paulo, pedindo para que todos compareçam vestidos de branco – “ou pelo menos com uma camisa branca”.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Festejando

 Hoje, 06, quem celebra mais uma primavera,  é o pequeno  Kaleb, filho da modelo Lorena  Ricardo. Kaleb atualmente morando na Paraná, celebr...