Conquista Sul-Americano, vaga olímpica e atropela Uruguai
Já passamos mais de 24 horas da decisão, mas a conquista do Brasil no Sul-Americano continua sendo um dos assuntos mais comentados do fim de semana esportivo. Uma final que parecia ser complicada e até foi num certo momento, tudo bem que não vimos um Uruguai atacando logo de cara como fez contra a Argentina (que na ultima rodada venceu a Colômbia por 2x0, mas não adiantou, só vai mesmo ao Mundial da categoria, a Olimpíada vai assistir pela televisão).
Percebíamos um seleto uruguaio um pouco respeitador contra o Brasil, mas muito faltoso desde início do confronto, principalmente cometendo faltas no atacante Neymar, que voltava de suspensão e queria brilhar no último desafio para coroar de vez sua atuação do Mundial. Os uruguaios assustaram os brasileiros, em chute de Vecino, que passou a rente ao gol de Gabriel, mas aos 40 minutos o Brasil abre o marcador Alex Sandro faz ótima jogada pela esquerda e toca para Lucas, o jogador são-paulino se livra da marcação e toca sem chances para o arqueiro Ichazo, 1x0. Aos 42, Lucas deixa sua marca, o apoiador apronta uma e faz um golaço, pega pela direita, corre com a bola dominada no meio de campo, passa por dois adversários e bate forte por cima do goleiro. Um verdadeiro golaço, gol de gente grande, provando todo o seu talento; para festa da massa brasileira que estava presente no Monumental U.N.S.A. Um minuto depois, o Uruguai perde um jogador, o craque Adrían Luna da entrada violenta em Juan, no campo de defesa brasileiro e expulso direto; nem tinha cartão amarelo.
O árbitro Antônio Airas o expulsou corretamente, estava trabalhando muito bem, apesar de que na própria primeira etapa não deu um pênalti para o Brasil e não expulsou um outro jogador uruguaio. Mas a penalidade em cima de Neymar é um pouco discutida, pois o atacante realmente se joga muito e os árbitros já estão acostumados com isso, então foi até aceitável não ter marcado.
A etapa complementar começou péssima para os brasileiros, mas poderia ser pior, Saimon comete pênalti em Cepelini e foi expulso, agora é 10 pra cada lado, mas Vecino foi para a cobrança e isolou a bola; maltratando a criança, uma penalidade, á la o argentino Palermo, em 1999 (contra a Colômbia, onde perdeu três pênaltis no mesmo jogo).
Os brasileiros não se abateram com a expulsão, mas se a Celeste faz aquele gol, o confronto poderia ter um rumo totalmente diferente, como são as coisas no futebol; por isso é um esporte tão apaixonante. Logo depois em grande jogada individual de Danilo, que entra na área e bate cruzado, fazendo um belo gol, o terceiro brasileiro. O lateral do Santos correu para o abraço com os companheiros.
Com 15 minutos de segundo tempo, já estava 5x0 para os brasileiros, Neymar respondeu as faltas agressivas que vinham recebendo, com a bola no pé e show para cima do adversário, que era forte, mas não conseguiu parar os craques. Lucas toca para Neymar, que domina dentro da área e bate colocado (4x0), oitavo gol do astro na competição, o nono gol viria logo, Willian José bate forte o arqueiro defende, mas tem rebote e o santista não perdoa.
Já com o título nas mãos e a vaga para as Olimpíadas já assegurada, a equipe canarinha ainda fez mais, após belo passe de Galhardo, Lucas chutou forte e fez seu terceiro gol, (pedindo música no “Fantástico” ontem).
Ney Franco nos minutos finais, ainda substitui as estrelas, tirando Neymar e Lucas, que foram ovacionados pela platéia. Um título mais do que merecido, com muita dificuldade, vimos um seleto que soube driblar todas as dificuldades para conseguir esse título e principalmente a vaga olímpica para 2012, Londres nos espera, mas antes a garotada da Sub20 para na Colômbia no meio deste ano para o Mundial da categoria.
Tivemos muitos destaques, nem vou citar, esse foi mais do que o craque do Sul-Americano e desde inicio sabíamos que ele talvez fosse o mais experiente do grupo e maior estrela da companhia (depois de ter fracassado com a Sub-17 em 2009, Neymar conquista seu primeiro com a Seleção), como destaques cito Lucas que brilhou e deve ser titular absoluto no São Paulo, Casemiro também do São Paulo, Diego Mauricio; o Droguibinha vai brigar por espaço no Flamengo.
Lógico que talvez muitos desses garotos que disputaram o Sul-Americano não estejam presentes nas Olimpíadas (Lembrando que em 2008, apenas dois campeões do Sul-Americano, disputaram a Olimpíada, Lucas e Alexandre Pato), mas digo uma coisa o meu muito obrigado, vocês já fazem parte da história do futebol brasileiro e tem um grande título em seus currículos.
Nomes que vejo com certeza em Londres, são Neymar, Lucas e Casemiro, mas os outros podem até ter chance de estarem lá, mas se não estiverem fizeram o seu papel aqui e ainda vão brilhar muito não só no Mundial da categoria, na Colômbia no meio do ano; como em seus clubes.
Parabéns também a Celeste que também conquistou a vaga olímpica, feito inédito, já que não estava presente há 84 anos. E o time é bom, fez um grande torneio.
Que venha o Mundial da categoria! Parabéns Brasil!
Nenhum comentário:
Postar um comentário