terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Adeus Ronaldo



Gênio anuncia aposentadoria


Ainda estou meio sem acreditar, apenas consegui escrever pouquíssimas palavras no microblog Twitter e em mensagens para  amigos, pois realmente é difícil escrever sobre o assunto, queria estar bem preparado, é complicado escrever sobre a aposentadoria de um ídolo, até mais espinhoso do que falar de Zidane e Romário, visto que Ronaldo é mais do especial.
O mundo parou na ultima segunda-feira para o anuncio da aposentadoria de um dos maiores jogadores de todos os tempos, talvez o melhor de sua geração ao lado do francês Zinedine Zidane, chega ao fim à carreira de Ronaldo Fenômeno, aos 34 anos, o gênio não agüentou, o corpo pesou mais e anunciou o fim da carreira antes do previsto, muitos foram até pegos de surpresa, com suas declarações no último domingo.
O que dizer da carreira gloriosa do Fenômeno, dos tempos do São Cristóvão até ao Corinthians, o homem que encantou o mundo, que superou todas as dificuldades possíveis; muitos duvidaram que ele desse a volta por cima devido às cirurgias no joelho, mas voltou e veio com tudo. O maior artilheiro em Copas (15 gols), disputou 4 Mundiais, três vezes melhor do mundo, campeão mundial com a Seleção duas vezes, tantos títulos; jogadas e gols incríveis. 
Poucos conseguiram os feitos de Ronaldo, ídolo por onde passou, tanto no Barcelona como no Real Madrid, como no Internazionale e no Milan. A expressão fenômeno realmente é usada de forma correta para este ser humano, que mesmo com a sua vida exposta em alguns momentos e com algumas polêmicas, nunca deixou de ser o ser humano maravilhoso, palavras de seus companheiros de profissão, treinadores, amigos etc. 
A história do menino pobre de Bento Ribeiro, Rio de Janeiro, que em pouco tempo conquistou o mundo, com apenas 17 anos, conquistava uma Copa do Mundo; mesmo sem ter entrado em campo, com 20 já era o melhor do mundo pela segunda vez consecutiva. Uma história repleta de reviravoltas e superações, de três cirurgias no joelho, mas no final com uma volta por cima que ninguém mais esperava, com gols e títulos, caindo nos braços da massa corinthiana. Podemos dizer que a vida do Fenômeno, pode ser chamada de: A arte de tentar outra vez e ele sempre conseguiu, só que no momento não deu mais. Critica-lo? Jamais, sou contra todos os críticos que falaram alguma coisa sobre o Ronaldo, até mesmo em referência ao seu peso e não suporto os corinthianos que o falaram mal, o ameaçaram etc., após a eliminação na Libertadores, lógico que eles tem o direito de reclamar, mas jamais dessa forma e nunca abrir a boca para falar de Ronaldo, que em menos de dois anos rendeu tanto ao time do Parque São Jorge, não só com gols e dois títulos, mas com muitos patrocínios algo que foi fantástico. E não foram essas criticas que fizeram o abandonar os campos antes do fim do ano, pois com certeza iria superá-las com gols e dedicação. Superação e Ronaldo caminham lado a lado.
Não vou mentir que fiquei chateado quando não veio jogar no Flamengo e que não agradeceu ao Fla na coletiva de despedida pelo tempo de recuperação que ficou na Gávea; muitos rubro-negros até se sentiram traídos no fim de 2008, mas nunca peguei bronca com ele por isso, Ronaldo merece todos os aplausos do mundo.
A coletiva de despedida foi emocionante, muitos choraram inclusive o próprio atleta, foi um pronunciamento de 45 minutos, de tão emocionante parecia aqueles pronunciamentos do ex-Presidente da Republica Luiz Inácio Lula da Silva, que por sinal tem o maior respeito por Ronaldo (algo que 99% da população mundial tem) e amigo do astro. A sala de imprensa do Corinthians ficou lotada, a emoção foi muito grande, o craque agradeceu a todos e ainda ironizou quem o criticava por seu peso, e contou que possui hipotireoidismo que afeta o metabolismo do atleta, assim também aumentando seu peso. 
Isso e as dores foram os motivos do adeus antecipado do Fenômeno, em minha concepção até dava para ele continuar mais um pouco, mas também acho que foi o momento certo de parar, ele fez muito pelo futebol; uma das carreiras mais gloriosas de todos os tempos. Coletiva rende transmissão ao mundo, repercutiu na imprensa internacional o tempo todo, até hoje é o assunto mais comentado. 
O único clube que jogou, e não conquistou títulos foi o Milan, pois também jogou apenas 20 jogos, quando sofreu nova lesão e ali todos achavam que ele pararia de vez, principalmente quem achou que ele não voltaria mais depois das outras lesões.
De acordo com nota retirada do site do Globoesporte.com, o astro disse na entrevista a seguinte frase.
“Foi uma carreira linda, vitoriosa, emocionante... Tive muitas derrotas, infinitas vitórias, fiz amigos e não lembro de ter feito um inimigo. Tenho muitos agradecimentos a fazer. A todos os clubes em que passei: São Cristóvão, Cruzeiro, PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan... O Corinthians eu agradecerei logo mais. Quero agradecer a todos os jogadores que atuaram comigo e aqueles que jogaram contra, aos que foram leais e aos que foram desleais também. Agradecer aos treinadores com os quais tive boa relação e aos que eu tive divergências. E também agradecer aos patrocinadores que sempre acreditaram em mim”.
Lógico que o futebol fica triste sem o Fenômeno, foi uma das segundas-feiras mais "nubladas", muitos não sabem como o futebol ficara sem esse jogador que foi completo. 
Agora é esperar por sua festa de despedida, merece uma linda festa, vamos aguardar, tem que rolar um jogo com a camisa da seleção canarinho. Parabéns a todos os veículos de comunicação e a todos que fizeram matérias e homenagens sobre sua aposentadoria.
Só posso dizer como profissional e fã, a seguinte frase: Meu muito obrigado Ronaldo, você deixara saudades, mas sabe o que faz e no momento que faz, parabéns é pouco, o mundo agradece tudo que você fez; nosso eterno ídolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ídolos no futebol alemão

 Elber 🇧🇷 - artilheiro do campeonato alemão  Ailton Gonçalves 🇧🇷 - artilheiro do campeonato alemão  Grafite 🇧🇷- artilheiro do campeona...