Flamengo com gol de Ronaldinho Gaúcho é campeão da Taça Guanabara e abre o carnaval carioca
A comemoração foi tão intensa, que não consegui arrumar um tempo para sentar e escrever sobre esse fato marcante, mesmo que mais de 24 horas, o assunto continua o mesmo.
Não poderia ser de uma outra maneira, o Boavista até que tentou e segurou até onde pode o Flamengo fazendo uma ótima partida, mas na hora da verdade quem decidiu o confronto, foi o novo ídolo da nação rubro-negra, Ronaldinho Gaúcho mexendo com o coração de milhões de rubro-negros espalhados por esse mundo a fora, além de emocionar os 41.708 torcedores presentes no Engenhão; continuo afirmando a única torcida que lota a nova casa do futebol carioca, é a nação rubro-negra. A torcida do Fluminense esta devendo e muito, o Botafogo até tentar lotar sua casa e o Vasco ainda não teve uma grande oportunidade para lotar.
Foram 534 minutos em campo, para R10 começar realmente a escrever seu nome na história do Flamengo, em sua primeira decisão o craque que ainda não brilhou para ter nota 10, teve novamente um 8, assim como na semifinal diante do Botafogo, mas o 8 do desafio do último domingo valeu e muito, pois todo mundo sabe quem é gênio como ele; pode decidir tudo num lance.
A festa começou nas arquibancadas, como já disse 41.708 presentes, ali começava-se o Carnaval carioca, a Sapucaí rubro-negra. Mas como esperávamos o confronto não foi fácil, primeiro tempo muito equilibrado o Flamengo até tentou, mas parou na defesa adversária, com grande atuação do zagueiro Gustavo. Luxa veio com um esquema de três meias, Renato Abreu, Bottinelli e Thiago Neves (aniversariante de domingo); deslocando Ronaldinho Gaúcho como centroavante, barrando Deivid, sacando também Ronaldo Angelim e colocando o lateral Egídio.
Mas foi um esquema que não deu muito certo, o time até tentou algumas jogadas, mas foi interceptado pela defesa do Verdão de Saquarema, que também não conseguiu aplicar muitos os contra-ataques, Willians novamente implacável na marcação.
Para o segundo tempo, Luxa atendeu aos pedidos da nação e colocou o xodó Negueba, novamente mostrando um baita futebol. Também sacou Egídio e colocou o atacante Diego Mauricio, colocando Renato Abreu na esquerda; a equipe melhorou, mas ainda assim a partida parecia ter dons dramáticos e ficando com cara de penalidades ou jogo de xadrez, onde para se colocar um ponto final teria quer paciência.
Até que aos 25 minutos, começou a se desenhar o gol rubro-negro, ótima tabela na entrada da área, R10 recebe e passa pra Thiago Neves, que sofreu falta dura de Edu Pina. Ronaldinho pegou a bola pra cobrança e reviveu os tempos de gloria no Barcelona; cobrou com a mestria por cima da barreira, no canto do arqueiro Thiago que não conseguiu nem pular.
Um golaço, gol de gênio, não tem o que falar, foi “À la Zico ”, antes da bola estufar nas redes, R10 já estava correndo pro abraço e junto com o time, fez a coreografia do "Bonde do Mengão sem freio", funk que inspirou os jogadores na semana da decisão.
Lembrou-me muito a cena do gol do Pet em 2001, primeiro por que também foi de falta e segundo dessa Maldonado levantou os braços no meio de campo, idêntico a Leandro Avilla, naquele ano e curiosamente eles usam o mesmo número na camisa, 5.
Depois do gol, Vanderlei tirou o cansado Thiago Neves e reforçou o setor defensivo colocando Ronaldo Angelim. Um pouco depois o atacante Frontini, do Boavista, foi expulso, após agredir Renato Abreu, num lance onde estava sendo marcado impedimento do atacante, que continuou a jogada, Renato levou um pouco o pé e acabou pegando no peito do adversário, que simplesmente lhe deu um soco. Muitos queriam que o árbitro expulsa-se o flamenguista também, pois já tinha amarelo. Mas é uma questão de interpretação, pois o R11 tentou abaixar o pé, para evitar o choque, quem o agrediu foi o atacante; que foi merecidamente expulso. Falando no zelador das regras do desafio, Marcelo de Lima Henrique, esteve muito bem, nota 9.
O Verdão da Região dos Lagos até que tentou, mas não conseguiu evitar que a Taça Guanabara fica-se na Gávea. Parabéns ao Boavista pela boa campanha e que possa jogar assim na Taça Rio também. Parabéns ao Mengão campeão invicto, que com dificuldades conquistou o primeiro turno, se garantido na final do Estadual, agora quem sabe se continuar assim; não leve a Taça Rio também, eliminando a possibilidade de finais.
“Bonde do Mengão sem freio" é o novo hit, empolgando de vez a nação, que merece esse título, depois do ano conturbado em 2010. As comemorações são fortes, o Carnaval foi antecipado, o vermelho e preto já estão nas ruas, mas ainda assim o rubro-negro tem que se preparar para o confronto de sábado, diante do Olaria, na abertura da Taça Rio.