segunda-feira, 17 de abril de 2017

Estratégia

Renato Góes (Foto: Maurício Fidalgo/TV Globo)
Por que  não novela das onze e sim supersérie?

Muita gente se questiona, o por que a Globo está vendendo "Os Dias Eram Assim", que estreia, hoje (17/04), como uma "supersérie"; todavia não passa de novela das 11, novo horário  nos últimos seis anos. Essa mudança de nome, anda causando muita confusão para parte do público: o que seria, essa tal supersérie que a emissora está anunciando?

A realidade é que percebemos que essa mudança de nome, é mais uma estratégia da emissora carioca, pois o produto é o mesmo. Já que visa o mercado internacional, onde séries tem um grande poder. Em 87 capítulos, o produto é bem longo para ser chamado de série, por isto, colocaram supersérie. Todavia, não deixa de ser uma novela, as novelas mais curtas como temos há seis anos, ou minisséries, como no início dos anos 2000. 

Essas indecisões de nomes, não é nenhuma novidade, na Globo, até 1984, a poderosa, chamava suas suas minisséries de "Séries Brasileiras".

Quando resolveu abrir o horários das 23 horas, em 2011 com a nova versão de "O Astro", cogitou-se a possibilidade de chamá-las de “macrossérie” ou “mini novela”. 
Na época, diretor Mauro Mendonça Filho, argumentou sobre isso em alguns veículos.

"É uma aposta em um novo horário e um novo formato. Queremos trazer o público de minissérie que quer ver uma obra feita com mais cuidado, e também aproximar o público de novela que quer acompanhar por um tempo maior a história. Isso já seu certo em outras minisséries que foram ao ar nas férias, como Um Só Coração e A Muralha, mas agora é no meio do ano, no meio da vida cotidiana. Sim, é uma aposta".

Para o  autor Nilson Xavier, do Site Teledramaturgia, o cenário atualmente é diferente.
_Hoje, o cenário é diferente. Com streaming e a popularização do Netflix, tenta-se assim chamar a atenção do público das séries. Mas é novela – por mais que a inspiração ou a proposta estética esteja calcada numa narrativa de série americana. Foi exatamente uma novela o que se viu no capítulo de “Os Dias Eram Assim” disponível no Globoplay".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Retratação: Informações verdadeiras

 Na postagem anterior, coloquei aqui que jovem que desapareceu no Monte Alegre 2, em Cabo Frio e já foi encontrado, tinha sido suspeito de a...