sexta-feira, 7 de abril de 2017

Balanço final de "A Lei do Amor"

Retalhada, "A Lei do Amor" encerra-se como a segunda pior audiência do horário

Na última sexta-feira, 31, foi ao ar o último capítulo "A Lei do Amor", de Maria Adelaide Amaral e Vincent Villari, os dois que são consagrados e possuem currículos fantásticos, como recentemente "Sangue Bom"  (2013), porém lamentavelmente não tiveram o sucesso esperado na trama das nove (a primeira de Adelaide no horário e a também marcando a estreia solo de Villari no horário mais importante).

A "Lei do Amor", começou com  cara de novelão, parecia que enfim teríamos uma grande audiência, visto que o horário passa por muita dificuldade. Porém ficamos meio perdidos no decorrer do caminho. Do que se tratava a história? A pergunta que não quer calar, qual a história central de "A Lei do Amor"? Outra pergunta este título tem a ver com a trama? Não sabíamos se tratava do amor de Pedro e Helo, principal casal, do poder controlar tudo de Mag - a grande vilã ao lado de Tião, ou talvez da vingança de Tião sobre Mag. Muita gente ficou completamente perdida nesse sentido, de querer saber do que a história se tratava.

Há mais de dois anos, a Globo passa por uma crise no horário das nove, uma novela realmente de sucesso na audiência - sem atingir média final de 30 pontos, no Ibope da Grande São Paulo, foi assim com "Babilônia", "A Regra do Jogo", "Velho Chico" e agora "A Lei do Amor.

Assim como o crítico, Mestre em telenovelas, o autor site Teledramaturgia, Nilson Xavier, também "Acredito que ainda é possível uma novela fazer uma grande fatia do público deixar de lado Netflix, games, redes sociais e até vida social para se prender a uma boa trama diária entre as 21h e 22h30 (como acontece hoje às 18h e 19h".

Mesmo que na minha humilde opinião tenha gostando de assistir a trama, torcendo pela audiência do folhetim, por alguns personagens e vibrando imensamente com as atuações de Vera Holtz e José Mayer, vimos uma trama desgovernada, como se tivesse perdido algo no meio do caminho e se resgatava com a necessidade do roteiro e brincava com os personagens de mocinho e bandido maculando seus perfis originais: agora você é mocinho, não, agora você é bandido!

Bem lembrado por muitos, os problemas já vinham desde da primeira fase, que confundiu o público, no quesito idade dos personagens, olha o que ocorre: Magnólia era Vera Holtz desde o começo, mas Tião (que regula a idade da personagem) era Thiago Martins e depois surgiu como José Mayer, para mais adiante aparecer uma Mag jovem em cenas de flashback. 

Reprodução
Um outro problema ocorreu em "ALDA" o elenco era gigante, e isto também atrapalhou no decorrer da trajetória. E volta a pergunta do que se tratava a história?

Diante de um público perdido, parecia que muita gente estava no deserto, sem saber o que fazer, com a trama confusa e um elenco gigantesco. Vieram os grupos de discussões, as pesquisas nas ruas etc. Com isso muda tudo, o tal retalhamento que comentei outras vezes. Começou a eliminação de alguns personagens, mexida na estrutura para deixar a trama mais clara e objetiva para o telespectador.

Só que vejamos que essas mudanças para agradar o público, piorou por que modificou a personalidade de diversos personagens, fazendo  a trama ficar desconfigurada.

Em "A Regra do Jogo" e "Velho Chico", graças a Deus, os autores não abriram concessões ao público em busca da audiência. Com isso "A Lei do Amor", assim como "Babilônia" terminaram descaraterizadas por atender esse fascínio e muitas vezes necessidade, que é o ibope, não por coincidência, “Babilônia” e “A Lei do Amor” amargaram as piores médias da história no horário: 25 e 27 pontos, respectivamente.

Infelizmente a ideia de se realizar um novelão tradicional, foi um tiro errado, a história não se sustentou, tudo acabou dando errado em "ALDA".

Como apaixonado por telenovelas, sinto muito pela trama  - para alguns terminou de forma tão melancólica. 

Gosto de "ALDA" e acho até tivemos grandes momentos. Cito o excelente e pelo menos pra mim memorável trabalho de alguns nomes do elenco que brilharam até o fim como Vera Holtz, José Mayer, Claudia Abreu, Tarcísio Meira, Grazi Massafera, Thiago Lacerda, Camila Morgado e Regina Braga (como foi fantástico vê-la de volta no horário brilhando). Outros nomes que também merecem destaque e foram importantes são Piérre Baitelli (Antônio), Raphael Ghanem (Gledson) e Marcelo Várzea (o delegado Celso)








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bomba: Segundo fontes seguras jovem do Monte Alegre 2, é suspeito de assassinar vizinho no Alecrim, quando residia por lá

 Uma verdadeira bomba, ocorreu nesta madrugada, segundo fontes seguras, o jovem Marcos Henrique Mattos, morador do bairro Monte Alegre 2, em...