quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Homenagens

Daniel Ortiz faz em "Haja Coração" homenagem as outras novelas

Quem já conhece um pouco do autor Daniel Ortiz, assim como em "Alto Astral", ele também faz em "Haja Coração" referencias a outras novelas. Quem acompanha o seu colorido das sete (como gosto de chamar), já está habituado a ver referências e homenagens a novelas e personagens do passado. A própria "Haja Coração" de Ortiz, é um "remake" ou uma "releitura" como prefere a Globo e muitos (prefiro releitura), de "Sassaricando" (1987) de Silvio de Abreu.

No capítulo que foi ao na quinta-feira, 08 de setembro, o autor colocou mais uma homenagem no ar. Apresentando a personagem Safira Abdalada (Cristina Pereira), que em "Sassaricando" viveu Fedora, papel atual interpretado por Tatá Werneck. Safira é prima de Teodora Abdala (Grace Gianoukas). 

Em conversa com Leozinho (Gabriel Godoy), Fedora explica quem é tia Safira e afirma: “Sabe vilão de novela? Lembra? Tipo Carminha, Nazaré Tedesco, Bia Falcão…” E Leozinho: “Ela é tipo um mix de todas?” “Tipo isso”, responde Fedora.

Só que faltou uma vilã. Na próxima cena, Aparício (Alexandre Borges), liga para tia Safira. Vejamos o enquadramento da câmera (fechando nos olhos da personagem), assim como os diálogos foram uma maravilhosa homenagem a uma cena famosa do clássico "Vale Tudo" (1988),  quando Celina (Nathalia Timberg) conversa com a irmã, Odete Roitman (Beatriz Segall) ao telefone, antecipando a chegada da vilã ao centro da trama.


“Só voo de primeira classe”, diz Safira a Aparício, combinando sua volta ao Brasil. “Me coloque num hotel 5 estrelas desses de São Paulo, que pensam que são chiques, mas na verdade são só limpinhos. Suíte presidencial, claro.” Em “Vale Tudo”, Odete pede para Celina: “Você reserva para mim a suíte presidencial de um desses hotéis limpinhos aí, de preferência que não tenha um bando de mendigos na porta”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incrível

 Mexe com meu psicológico. 😍😄