Quem já conhece um pouco do autor Daniel Ortiz, assim como em "Alto Astral", ele também faz em "Haja Coração" referencias a outras novelas. Quem acompanha o seu colorido das sete (como gosto de chamar), já está habituado a ver referências e homenagens a novelas e personagens do passado. A própria "Haja Coração" de Ortiz, é um "remake" ou uma "releitura" como prefere a Globo e muitos (prefiro releitura), de "Sassaricando" (1987) de Silvio de Abreu.
No capítulo que foi ao na quinta-feira, 08 de setembro, o autor colocou mais uma homenagem no ar. Apresentando a personagem Safira Abdalada (Cristina Pereira), que em "Sassaricando" viveu Fedora, papel atual interpretado por Tatá Werneck. Safira é prima de Teodora Abdala (Grace Gianoukas).
Em conversa com Leozinho (Gabriel Godoy), Fedora explica quem é tia Safira e afirma: “Sabe vilão de novela? Lembra? Tipo Carminha, Nazaré Tedesco, Bia Falcão…” E Leozinho: “Ela é tipo um mix de todas?” “Tipo isso”, responde Fedora.
Só que faltou uma vilã. Na próxima cena, Aparício (Alexandre Borges), liga para tia Safira. Vejamos o enquadramento da câmera (fechando nos olhos da personagem), assim como os diálogos foram uma maravilhosa homenagem a uma cena famosa do clássico "Vale Tudo" (1988), quando Celina (Nathalia Timberg) conversa com a irmã, Odete Roitman (Beatriz Segall) ao telefone, antecipando a chegada da vilã ao centro da trama.
“Só voo de primeira classe”, diz Safira a Aparício, combinando sua volta ao Brasil. “Me coloque num hotel 5 estrelas desses de São Paulo, que pensam que são chiques, mas na verdade são só limpinhos. Suíte presidencial, claro.” Em “Vale Tudo”, Odete pede para Celina: “Você reserva para mim a suíte presidencial de um desses hotéis limpinhos aí, de preferência que não tenha um bando de mendigos na porta”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário