Foto: André Durão |
Na manhã dessa quinta-feira (28), o técnico Abel Braga entregou o cargo e não é mais treinador do Fluminense, depois do empate em 0x0 diante do Unión Santa Fe, na terça-feira, no Maracanã, que complicou a vida do clube na Sul-Americana, o técnico decidiu entregar o cargo nesta quinta. A diretoria do clube informou que Marcão, que comandou a equipe no fim das últimas duas temporadas, vai assumir interinamente o time.
Ele que retornou ao Tricolor das Laranjeiras pra esta temporada, comandou o time em 26 jogos, com 17 vitórias, 4 empates e 5 derrotas. Ao todo, a equipe marcou 35 gols e sofreu 15. Nesse período, o Fluminense conquistou a Taça Guanabara e voltou a vencer o Campeonato Carioca após 10 anos. Ao todo, ele ganhou três campeonatos cariocas (2022, 2012 e 2005) e um Brasileiro (2012).
Abel que é o técnico mais longevo da Série A do Brasileirão, termina sua quarta passagem pelo Tricolor com seu aproveitamento mais alto com a camisa tricolor: o técnico teve 70,5% em 26 jogos em 2022; 48,3% em 109 jogos entre 2017 e 2018; 60,5% em 142 jogos entre 2011 e 2013; e 56,8% em 75 jogos em 2005. Abelão é o segundo treinador que mais defendeu o clube na história com 352 partidas, atrás apenas de Zezé Moreira, com 497.
Mesmo com grande identificação com o Flu e acabando com o fim do jejum de títulos, Abel vinha sendo alvo de muitas vaias, devido as péssimas atuações do time. Principalmente em casa diante do Vila Nova, pela Copa do Brasil, contra o Internacional, pelo Brasileirão, e contra o Unión Santa Fe, pela Sul-Americana.
Mesmo com a pressão, o treinador tinha o respaldo da diretoria, mas acabou decidindo deixar o clube depois de não conseguir repetir o bom desempenho que o time teve contra o Flamengo nos jogos seguintes à final do Carioca.
Numa nota pública pelo clube nas redes sociais, as palavras foram essas: "O técnico Abel Braga e a Diretoria do Fluminense se reuniram esta manhã com o elenco para comunicar a decisão, em comum acordo, de seguir um novo caminho. O técnico Abel Braga se desligou, hoje (28/04), do comando do elenco principal do futebol. O técnico Marcão dirigirá o time a partir do próximo domingo. Abel é o treinador mais vitorioso da história do clube e um exemplo para todos nós. Sua generosidade e amor ao Fluminense jamais serão esquecidos".
Nenhum comentário:
Postar um comentário