quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

"Sol Nascente" cresce na audiência

Bruno Gagliasso, Giovanna Antonelli e Rafael Cardoso (Foto: João Miguel Jr./TV Globo)
Após melhorias na trama, audiência de "Sol Nascente" aumenta

As mudanças realizadas em "Sol Nascente" parece que surtiram efeito, a audiência reagiu, tivemos bons números. O folhetim na semana que passou, obteve médias 24, 24, 25, 24, 22, 22 pontos no Ibope da Grande São Paulo – abaixo dos números de sua antecessora "Eta Mundo bom!" (considerada um sucessão na audiência), acima de novelas anteriores que foram bem melhores.

Como sabemos "Sol Nascente" têm problemas desde sua estreia em 29/08/2016, problemas na construção da trama, onde já disse diversas vezes em conversas com amigos ou em artigos, que o folhetim parecia uma colcha de retalhos nos primeiros quatro meses, uma narrativa lenta, sem realmente mostrar o que é a história central, sem uma torcida pro casal principal Mario e Alice. Além da doença de Walther Negrão (que só escreveu 17% da trama), e da saída também por doença, por algum tempo da melhor personagem da novela Dona Sinhá magistralmente interpretada por Laura Cardoso.

Com todo esses problemas, foi preciso realmente ter mudanças, Suzana Pires e Júlio Fischer, passaram a escrever a novela sozinhos (inclusive digo que eles levam a novela nas costas e dou maior mérito aos dois), tiveram a supervisão e orientação do mestre Silvio de Abreu (Diretor de Teledramaturgia), além do reforço do veteraníssimo Sérgio Marques, como colaborador.

No verão e no fim de ano a audiência cai naturalmente em qualquer circunstância, isto é normal. Passado o final de ano, percebemos um crescimento na trama, com a entrada de Nivea Maria e finalmente a volta de Laura Cardoso (isto é um dos principais motivos que me prendem a trama). E como disse no início do texto, o público reagiu bem e audiência aumentou. 

Muitos ajustes foram  feitos e neste mês de janeiro, finalmente sabemos do que a história se trata, por que até novembro/dezembro muitos não sabiam. Ficou clara a razão da vilania de César (Rafael Cardoso): a vingança pessoal de sua avó, Dona Sinhá (Laura Cardoso), contra Tanaka (Luís Mello). 
E o público passou a torcer por  Alice e Mário (Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso), já que é um casal que não agradava muita gente e novos casais ganharam força como Lenita e Vitório (Letícia Spiller e Marcello Novaes) e Milena e Ralph (Giovanna Lancelotti e Henri Castelli), para que isso acontecesse.

Um dos grande pontos positivos para mim do atual folhetim das seis é uma direção muito competente (de Leonardo Nogueira e equipe) e uma estética das mais bonitas.

Como diria o autor Nilson Xavier, do Site Teledramaturgia, um crítico da novela "Como embalagem, “Sol Nascente” é linda, tem tomadas cinematográficas. É por excelência uma novela bonita, visualmente falando. É até agradável de assistir. Mas convenhamos, lhe falta tutano!"


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muitos festejos

 Hoje, 02, quem celebra mais uma primavera, é a socialite, empresária, Fernanda Barreto, a estrela que é mãe das maravilhosas, Julya Barreto...