quarta-feira, 27 de abril de 2011

Talento e genialidade de Messi fazem Barça abrir grande vantagem

Argentino brilha diante do Real, cala Santiago Bernabéu e coloca o Barcelona a um passo da final da Liga dos Campeões da Europa

A decisão já tinha começado nos jogos anteriores e na troca de farpas dos treinadores, durante a semana, falando sobre arbitragem e entre outros assuntos, tanto que o árbitro com certeza entrou pressionado em campo.
O terceiro duelo entre as duas equipes, teve a magia de Messi, que calou o Santiago Bernabéu, que estava lotado, quase 80 mil pessoas. Messi é daqueles jogadores que num instante acabam com o jogo e não simplesmente num lance comum, mas com um lance de genialidade.
O Real Madrid vinha como favorito, por ter conquistado a Copa do Rei, na ultima quarta-feira e vinha embalado pela vitória sobre o Valencia, no fim de semana, então com isso no jogo desta quarta-feira estava qualificado a favorito, até por que mostrou nos últimos dois jogos diante do Barça, que a equipe comanda por Guardiola não é imbatível, empate de 1x1 pelo Campeonato Espanhol no sábado dia 16/04 e vitória por 1x0 gol de Cristiano Ronaldo, dia 20/04 na final da Copa do Rei.
Pelo olhar tático de André Rocha, o desenho tático do Real era o 4-1-4-1, os merengues mantiveram a estratégia com e sem a bola: na defesa, muita pressão e imposição física na ocupação das intermediárias, onde flui o jogo catalão; ofensivamente, bolas esticadas para os lados do campo, especialmente pela esquerda com Marcelo e Di María. À direita, Arbeloa ficou mais preso e Cristiano Ronaldo alternou com Ozil pelo flanco e no centro.
O Barça vinha desfalcado de Adriano e Iniesta, Puyol jogou na lateral esquerda já que os outros atletas da posição também estão lesionados e Keita substituiu Iniesta, o que pra mim fez muita diferença, Keita não foi tão bem.
A equipe merengue entrou em campo tentando segurar o Barça e fez isto por muito tempo na primeira etapa, tanto que nos primeiros 45 minutos Xavi e Messi não tiveram tantas oportunidades e espaços para trabalhar, Pepe era como se fosse um carrapato em Messi.
A etapa inicial foi muito truncada, com poucas chances, quase um jogo de xadrez, com muita marcação, disposição das duas equipes e até jogadas duras, que quase acabaram em confusão, como num lance de Sergio Ramos e Daniel Alves, ou, por exemplo; numa falta cavada por Di Maria, que deixou Daniel Alves enfurecido.
E a confusão tomou conta do desafio, que estava com os nervosos a flor da pele, há muito tempo Barça e Real não se enfrentavam quatro vezes em menos de um mês, já que semana que vem tem o jogo de volta. Arberloa tem divida dura com Pedro, que vai ao chão, reclamando de um soco, com isso gerou discussões envolvendo Piqué e Sergio Ramos, que quase saíram no tapa.
No fim da primeira etapa mais uma confusão, o goleiro reserva do Barcelona, Pinto, deu um tapa no rosto de Arbeloa e acabou expulso. Keita e Valdés se meteram para separá-los e os levaram para os vestiários.
Para a segunda etapa, Mourinho mexe no time, todo mundo esperando a entrada de Kaká, mas não, ele tirou Özil que não esteve tão bem e colocou Adebayor que melhorou um pouco o seleto. Cristiano Ronaldo quase marca aos quatro minutos, parecia que teríamos um segundo tempo com muitas oportunidades.
Aos 13 minutos tudo mudou, Pepe foi mais do imprudente, deu uma entrada criminosa, solando o brasileiro Daniel Alves e acabou expulso. Foi expulso também por que o árbitro alemão Wolfgang Stark foi pressionado pelos jogadores do Barcelona. Essa expulsão mudou todo o panorama do jogo, pois Pepe mesmo que seja um jogador imprudente etc., estava bem, não dando espaços para Messi.
Guardiola com um jogador a mais, tira Pedro lesionado depois de um lance duro com Marcelo, os dois também tiveram uma discussão durante o jogo; coloca o holandês Affelay, que é rápido e se movimenta muito bem, aos 31 minutos, num contra-ataque rápido, Marcelo que estava super bem no jogo, não consegue alcançar e acaba escorregando, Affelay cruza e aparece o talento de Messi, apareceu no meio dos zagueiros e deu um toque, fazendo Barça 1x0. Tudo que o time catalão queria abrir a vantagem.
Após abrir o marcador, o time administrou o resultado, ora buscava o segundo gol, ora prendia mais ainda bola, mantendo o alto indicie de posse de bola (71% contra 29%).
A magia de Messi aparece nos minutos finais, aos 41 minutos, com sete toques na bola até o gol, o argentino passa por Diarra, Sérgio Ramos (que estava suspenso do jogo de volta, por acumulo de cartões), Albiol e Marcelo, invadindo a área e tocando de direita na saída de Casillas, gol antológico, de gênio, um gol que entrou para a história do clássico, Lance para você vê e rever quantas vezes for preciso, merece um quadro, gol de placa. Mais um golaço para sua galera, o décimo primeiro em onze jogos na atual edição da Liga dos Campeões da Europa, e lidera a disputa contra Cristiano Ronaldo, nos últimos três jogos, o hermano fez 3 gols (1 no empate de 1x1) e 2 nesta quarta, o português fez 2, (1 no empate de 1x1) e 1 na quarta passada, na vitória de 1x0 do Real, na final da Copa do Rei. Além dos outros números que Messi leva vantagem na temporada 52 gols contra 42 do gajo, assim como na Champions League, 11 a 10.
Agora é esperar o ultimo capitulo desse confronto, já tem data e local, próxima terça-feira no Camp Nou, então meus amigos, é só esperar por mais um grande duelo entre as duas equipes e quem sabe mais um show de Messi ou de Cristiano Ronaldo, mas o Barça já esta com um pé na final da Champions. Muito complicado os merengues reverterem essa situação, mas tenho certeza que também farão um grande jogo.
Até mais meus amigos.






Um comentário:

  1. Já estou convicto de que o barça passa!
    no camp nou o real não vence !
    Vamos Barça !

    ResponderExcluir

Esse homem se chama trabalho

 O vereador Ayron Freixo, de Arraial do Cabo, é uma maquina de tanto trabalho, todos os dias, esta conversando, dialogando, buscando resolve...