terça-feira, 12 de abril de 2011

Cordel Encantado


Primeiras impressões

Abertura simples, mas condizente com a temática [2]. Gostei, a música de abertura é muito interessante Minha Princesa Cordel,  na voz de Gilberto Gil e Roberta Sá, um bonito dueto. Só não gostei na abertura os nomes do Cauã e da Bianca Bin vir primeiro nos créditos, sei que eles são os protagonistas, mas preferia ver do Carmo, da Nathalia Dill e do Bruno Gagliasso, mas isso não tira o charme da abertura.

Fotografia belíssima, figurinos (principalmente a realeza de Seráfia) impecáveis, a história já havia me cativado, mas da forma como foi contada me deixou mais encantado. Ela tem um ar de minissérie que nas primeiras cenas me surpreendeu, mas o alto padrão técnico condiz com a vibe "conto de fadas" de Cordel Encantado.
Sinto que Débora Bloch e Luiz Fernando Guimarães vão roubar a cena. Já deu pra notar a química entre a dupla. [2] Joaquina e colocar uma máscara de ferro no marido foram bem sacadas. Além disso, a associação do personagem do Matheus Nachtergaele com Antônio Conselheiro e o mito do Sebastianismo me fizeram lembrar das minhas aulas de história. [2]
Carmo muito bem como rei. Aline Moraes arrebentou em sua participação, até Thiago Lacerda do qual não sou tão fã, mandou bem.


Fiz-me a pergunta se já existia á existia a calça jeans?! 
Por que no final do capítulo Jesuíno (Cauã) aparece vestindo uma, enquanto que os restantes dos atores estão com roupas de outro tecido. Mas fazendo uma pesquisa vi que o jeans começou a ser fabricado em 1872 em Nimes, na França. (...) Tudo começou quando Levi-Strauss criou roupas resistentes para mineiros nos Estados Unidos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jeans
Pela data, tem sim a possibilidade. Só é difícil ter chegado aqui no sertão do Nordeste no início do século 20, mas isso não tira a beleza da novela.

Uma trama muito rica, com jeitinho de minissérie, o primeiro capítulo teve ótimas sacadas, totalmente bem desenvolvido. Não se via um primeiro capítulo perfeito no horário das seis há muito tempo, talvez desde “Paraíso”.

O segundo capítulo um luxo também, amei as primeiras cenas da Nathalia Dill um talento total, sempre diferente de suas outras personagens. Bruno Gagliasso muito bem em cena também, apesar de que gostaria de vê-lo descansando um pouco a imagem, mas já que não foi dessa vez, que novamente nos brinde com seu talento. Ele é 'mais-que-um-rostinho-bonito', já mostrou ser talentoso de verdade em diferentes papéis, mas acho que a Globo podia dar um descanso de imagem nele. Daqui a pouco ele vai protagonizar os três horários ao mesmo tempo, aparecer em alguma reprise à tarde, e se derem mole, até previsão do tempo no Jornal Nacional ele apresenta.

Agora o problema é com audiência, isso me deixa preocupadíssimo, um novelão com este não pode apresentar uma audiência tão baixa como foi em seus dois primeiros capítulos.
Infelizmente esta rolando aquela coisa Qualidade x Audiência.

Em informações de uma comunidade sobre novelas vimos a seguinte notícia:

 

[Cordel Encantado] Qualidade x Audiência

Cordel Encantado tem sido quase uma unanimidade de crítica. A novela é bem acaba, com texto bem feito, com atuações dentro do esperado, mas ainda tímida em termos de audiência.
A trama escrita por Duca Rachid e Thelma Guedes estreou ontem no horário das seis da Globo consolidando uma média de 24 pontos e picos de 26.
Segundo a prévia, o segundo capítulo da trama marcou 24.5 pontos de média com picos de 27, e ocupou 42% dos televisores ligados. No horário, a Record foi vice com 9.6, a Band em terceiro com 6.8 e o SBT em quarto com 3.2
Em termos de comparação, “Cordel Encantado” no segundo capitulo supera “Araguaia”, sua antecessora, que marcou 21 pontos, mas fica atrás de “Escrito nas Estrelas” e “Cama de Gato” que marcaram 28 e 26 respectivamente.

Torço como ninguém pra aumentar, tem varias hipóteses para esta baixa audiência, horário ruim, muitas vezes as pessoas estão chegando correndo do trabalho ou estão presas no transito como, por exemplo, em São Paulo. Também pode ser a baixa audiência da novela anterior. O fato que como uma novela como esta não pode ter esses números, é um novelão. Deveria dar no mínimo 35 pontos, sei que os tempos são outros, mas é a novela é maravilhosa.

Por enquanto é isso, quero mais ver a novela, fico com aquela imensa vontade de chegar o próximo capítulo, coisa que não tinha com as duas últimas “Escrito nas Estrelas” e “Araguaia” mesmo gostando muito de ambas.


Um comentário:

Esse homem se chama trabalho

 O vereador Ayron Freixo, de Arraial do Cabo, é uma maquina de tanto trabalho, todos os dias, esta conversando, dialogando, buscando resolve...