sexta-feira, 7 de julho de 2017

Era Vargas

Getúlio Vargas um dos maiores nomes da história desse país

Introdução 

Getúlio Vargas governou o Brasil durante quinze anos, de 1930 a 1945. Estes anos são conhecidos como a Era Vargas e suas características são as diversas alterações que o então presidente realizou no país nos setores sociais e econômicos. Até o começo da década de 30, a República Velha vigorava no Brasil, ou seja, o país possuía uma centralização de poder entre os partidos políticos, além da economia cafeeira e a aliança política entre São Paulo e Minas Gerais, conhecida como “café com leite”.
Getúlio Vargas assumiu o poder em 1930, após comandar a Revolução de 1930, que derrubou o governo de Washington Luís, foi o presidente do Brasil em dois mandatos 1930 á 1945 e 1951 á 1954. Seu governo caracterizava-se pelo Nacionalismo e o populismo, dentre suas diversas realizações Vargas criou a Justiça do Trabalho, instituiu o salário mínimo, investiu muito na área de infra-estruturar, criando Companhia Siderúrgica Nacional, a Vale do Rio Doce, e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco. Em 1938, criou o IBGE.

Desenvolvimento

Realizações

Vargas criou a Justiça do Trabalho (1939), instituiu o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, também conhecida por CLT. Os direitos trabalhistas também são frutos de seu governo: carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas e as férias remuneradas. 
GV investiu muito na área de infra-estruturar, criando a Companhia Siderúrgica Nacional (1940), a Vale do Rio Doce (1942), e a Hidrelétrica do Vale do São Francisco (1945). Em 1938, criou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Saiu do governo em 1945, após um golpe militar.
No âmbito político, Vargas se tornou um forte líder populista apoiado pela disseminação do corporativismo entre os trabalhadores. Através da propaganda educativa do governo, disseminada pelos vários meios de comunicação (dando grande destaque ao rádio), Vargas colocou o trabalho e o patriotismo como sustentáculos imprescindíveis ao desenvolvimento. Para deter seus opositores, Vargas desarticulou setores de esquerda (ANL) e direita (AIB) através do golpe que implantou o Estado Novo, em 1937.
Vargas incentivou, sobretudo, o desenvolvimento baseado no capital nacional. As bases desse desenvolvimento eram a indústria de energia e outras indústrias estratégicas, como a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional, financiada pelos EUA, que, em troca, obrigaram o Brasil a entrar na Segunda Guerra), a Chesf (Companhia hidrelétrica do São Francisco), a FNM (Fábrica Nacional de Motores) e outras indústrias de base. Observe que nesse período o importante era substituir as importações, diminuídas após a Crise de 1929. No período de 1951/54, o destaque foi mesmo para a Petrobras, criada em 1953 e extremamente criticada pelos EUA e pelos oposicionistas.
O Segundo Mandato

Em 1950, Vargas voltou ao poder através de eleições democráticas. Neste governo continuou com uma política nacionalista. Criou a campanha do “Petróleo é Nosso" que resultaria na criação da Petrobrás. 

O suicídio de Vargas

Em agosto de 1954, Vargas suicidou-se no Palácio do Catete com um tiro no peito. Deixou uma carta testamento com uma frase que entrou para a história: "Deixo a vida para entrar na História." Até hoje o suicídio de Vargas gera polêmicas. O que sabemos é que seus últimos dias de governo foram marcados por forte pressão política por parte da imprensa e dos militares. A situação econômica do país não era positivo o que gerava muito descontentamento entre a população.
Mesmo com o trágico suicídio, ocorrido em 1954, Vargas deixou seu nome marcado no desenrolar da República Brasileira. Assumindo posturas dúbias e articulando o apoio de setores antagônicos, ele conseguiu promover uma carreira política cercada pelo interesse de vários setores da sociedade. Mesmo demonstrando habilidade, não se adaptou ao acirramento das posições políticas no pós-Segunda Guerra.

Conclusão

Mesmo que para muitos tenha sido um ditador e governado com medidas controladoras e populistas, o  ex-Presidente Getúlio Vargas foi um presidente marcado pelo investimento no Brasil. Alguém que realmente fez parte do crescimento desse país. Além de criar obras de infra-estrutura e desenvolver o parque industrial brasileiro, tomou medidas favoráveis aos trabalhadores. Foi na área do trabalho que deixou sua marca registrada. Sua política econômica gerou empregos no Brasil e suas medidas na área do trabalho favoreceram os trabalhadores brasileiros.

Bibliografia

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Introdu%C3%A7%C3%A3o-a-Era-Vargas/54679450.html 

http://somosdogrupoa.blogspot.com.br/2012/05/introducao-era-vargas.html 

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/era-vargas.htm 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Celebrou

 Ontem, 26, quem celebrou mais um ano de vida, foi a advogada AnnaLu Pilo, essa mulher guerreira, incrível, ela foi muito festejada, muitas ...