Neste artigo, vejo retratar 5 apostas erradas que o SBT fez para o horário nobre. Foram novelas que se tornaram grande fiasco e em pesadelo para a emissora.
Cortina de Vidro
Um grande exemplo de escolha errada está em Cortina de Vidro. Na época em que a Globo rejeitava sinopses, Benedito Ruy Barbosa e Walcyr Carrasco ficaram à deriva e foram para a concorrência oferecer seus projetos. Benedito tinha em suas mãos a sinopse de Pantanal, enquanto Walcyr estava com Cortina de Vidro.
Ao ver o orçamento de Pantanal, Silvio Santos teria dado dois pulos para trás e se agarrado no projeto de Walcyr Carrasco. A escolha fez com que Pantanal fosse parar na Manchete, sendo o maior sucesso de uma novela fora da Globo até hoje. Enquanto isto, Cortina de Vidro foi um fiasco e nada a salvava. Em seu momento mais crítico, teve 2 pontos de média.
Brasileiras e Brasileiros
Insistente, Silvio Santos não quis largar a mão da ideia do SBT ser um grande produtor de novelas. Ainda com o péssimo desempenho de Cortina de Vidro, apostou em uma nova novela brasileira e tirou do papel o projeto de Brasileiras e Brasileiros. Se observarmos o desempenho geral, a audiência da novela foi uma verdadeira monta-russa, mas apenas com descidas e sem qualquer possibilidade de subir.
Carlos Alberto Soffredini era o autor de Brasileiras e Brasileiros (Foto: Divulgação) |
Mais uma vez, o SBT viu o nimbo e registrou índices abaixo de 2 pontos. O desespero com a rejeição da novela foi tão expressivo que o jornal O Dia noticiou em 4 de dezembro de 1990 que a novela sofreu uma intervenção e o próprio autor, Carlos Alberto Soffredini (1939-2001), foi retirado e substituído por uma equipe de roteiristas. Brasileiras e Brasileiros mudou de horário diversas vezes e nada fez com que reagisse.
Mundo de Feras
Ao perceber que não era capaz de lançar uma novela própria naquele momento, o SBT recorreu ao dramalhão mexicano Mundo de Feras. Um fiasco no México, não se sabe até hoje o que fez Silvio Santos apostar nesta novela, que inclusive já teve versão brasileira produzida pelo próprio SBT. A novela Antônio Alves Taxista foi uma adaptação da mesma obra em que Mundo de Feras se inspirou.
O efeito foi completamente inverso e, vendo todo o bom desempenho da antecessora ir por água abaixo, o SBT teve que picotar esta novela ao máximo. Tanto é que passou menos de um mês sendo exibida e seus 180 capítulos originais foram reduzidos a uma versão com 36. Teve apenas 3 pontos de audiência, isto em pleno horário das 21h.
Patrocínio:
Na Caça e Pesca vocês encontram os melhores produtos, os melhores preços, vem pra Caça e Pesca galera, uma das melhores lojas de esportes de Cabo Frio. Chama no whats que passaremos todas as informações 22 26433396
Nenhum comentário:
Postar um comentário