351 — Início da Revolta judaica contra Galo. Após sua chegada a Antioquia, os judeus começam uma rebelião na Palestina.
558 — Em Constantinopla, a cúpula da Hagia Sofia desmorona. A reconstrução é imediatamente ordenada por Justiniano.
1104 — Batalha de Harã: derrota das forças do Principado de Antioquia e do Condado de Edessa frente aos seljúcidas; Balduíno II de Jerusalém e Joscelino de Courtenay são aprisionados; Tancredo da Galileia torna-se regente de Edessa, com Ricardo de Salerno como governador.
1274 — Realizada na França, a primeira sessão do Segundo Concílio de Lyon para regular a eleição do Papa.
1487 — Começa o Cerco de Málaga durante a Reconquista Espanhola.[1]
1664 — Luís XIV da França começa a construção do Palácio de Versalhes.
1794 — Revolução Francesa: Robespierre introduz o Culto do Ser Supremo na Convenção Nacional como a nova religião oficial da Primeira República Francesa.
1798 — Guerras revolucionárias francesas: uma força francesa que tenta desalojar uma pequena guarnição britânica nas Îles Saint-Marcouf é repelida com pesadas perdas.[2]
1824 — Estreia mundial da Nona Sinfonia de Beethoven em Viena, Áustria.
1832 — A independência da Grécia é reconhecida pelo Tratado de Londres.
1840 — O Grande Tornado Natchez atinge Natchez, Mississippi, matando 317 pessoas. É o segundo tornado mais mortífero da história dos Estados Unidos.[3]
1915
Primeira Guerra Mundial: o submarino alemão U-20 afunda o RMS Lusitania, matando 1 198 pessoas, incluindo 128 americanos. A reação pública ao naufrágio torna muitos ex-pró-alemães nos Estados Unidos contra o Império Alemão.
A República da China acede a 13 das 21 Exigências, estendendo o controle do Império do Japão sobre a Manchúria e a economia chinesa.[4]
1920
Tratado de Moscou: a Rússia Soviética reconhece a independência da República Democrática da Geórgia apenas para invadir o país seis meses depois.
As tropas polonesas lideradas por Józef Piłsudski e Edward Rydz-Śmigły e auxiliadas por uma força ucraniana simbólica capturam Kiev apenas para serem expulsas pela contra-ofensiva do Exército Vermelho um mês depois.
A Galeria de Arte de Ontário, em Toronto, abre a primeira exposição do Grupo dos Sete.
1927 — Fundação em Porto Alegre da Varig, a primeira companhia aérea brasileira.
1930 — O terremoto de Salmas de 7,1MW sacode o noroeste do Irã e o sudeste da Turquia com uma intensidade máxima de Mercalli de IX. Até três mil pessoas foram mortas.[5]
1937 — Guerra Civil Espanhola: a Legião Condor alemã, equipada com biplanos Heinkel He 51, chega à Espanha para ajudar as forças de Francisco Franco.
1942 — Segunda Guerra Mundial: durante a Batalha do Mar de Coral, o porta-aviões da Marinha dos Estados Unidos ataca e afunda o porta-aviões Shōhō da Marinha Imperial Japonesa; a batalha marca a primeira vez na história naval que duas frotas inimigas lutam sem contato visual entre navios em guerra.
1945 — Segunda Guerra Mundial: o general Alfred Jodl assina os termos de rendição incondicional em Reims, na França, terminando a participação da Alemanha na guerra. O documento produz efeitos no dia seguinte.
1946 — Fundação da empresa japonesa Tokyo Tsushin Kogyo (mais tarde renomeada Sony) com cerca de 20 funcionários.
1948
Fundação da Viação Cometa, uma tradicional empresa brasileira de ônibus rodoviários.
Fundação do Conselho da Europa durante o Congresso da Haia.
1952 — O conceito de circuito integrado, a base para todos os computadores modernos, é publicado pela primeira vez por Geoffrey Dummer.
1954 — Fim da Batalha de Dien Bien Phu com a vitória do Việt Minh sobre o corpo expedicionário francês no Extremo Oriente.
1960 — Guerra Fria: Incidente com avião U2: o líder soviético Nikita Khrushchov anuncia que sua nação estava com o piloto americano do U-2, Gary Powers.
1976 — Lançamento oficialmente do Honda Accord.
1992 — Lançamento do ônibus espacial Endeavour em sua primeira missão, STS-49.
1994 — A pintura de Edvard Munch, O Grito, é recuperada intacta após ser roubada da Galeria Nacional da Noruega em fevereiro.
1998 — A Mercedes-Benz compra a Chrysler por 40 bilhões de dólares e forma a DaimlerChrysler na maior fusão industrial da história.
1999
Papa João Paulo II viaja para a Romênia, tornando-se o primeiro papa a visitar um país predominantemente ortodoxo desde o Grande Cisma de 1054.
Em Guiné-Bissau uma junta militar liderada por Ansumane Mané depõe o presidente João Bernardo Vieira e entrega o poder a Malam Bacai Sanhá alguns dias depois.
2000 — Vladimir Putin toma posse como presidente da Rússia.
2001 — Depois de 35 anos foragido pela Justiça britânica, Ronald Biggs deixa o Rio de Janeiro e desembarca em Londres, onde é preso.
2002 — Um MD-82 da China Northern Airlines mergulha no Mar Amarelo, matando 112 pessoas.[6]
2004 — O empresário norte-americano Nick Berg é decapitado por militantes islâmicos. O ato é gravado em vídeo e divulgado na Internet.[7]
2007 — Instauração do Parlamento do Mercosul.
2010 — Science publica o genoma do Neandertal, com provas de cruzamento do homem de Neandertal com humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário