terça-feira, 16 de maio de 2023

"Tropicalente" celebra 29 anos

 # TROPICALIENTE = 29 ANOS #


Segunda-Feira, 16 de maio de 1994. 


Há 29 anos, ia ao ar, o 1º capítulo de "TROPICALIENTE", uma novela de Walther Negrão. Exibida entre 16 de maio até 30 de dezembro de 1994, em 194 capítulos e 33 semanas, reprisada no "Vale a Pena Ver de Novo", 6 anos depois, entre 20 de março até 7 de julho de 2000, em 79 capítulos e 16 semanas e, no Canal Viva, entre 10 de novembro de 2014 até 23 de junho de 2015, com os mesmos 194 capítulos e em 33 semanas.


 "TROPICALIENTE" foi um grande sucesso, do horário das 18h, dos anos 90. Obteve uma média geral de 39 pontos, sendo que a meta para o horário, na época, era de 35 pontos.


 "TROPICALIENTE" contou a saga do pescador Ramiro, personagem de Herson Capri. Ele se envolvia com a milionária Letícia Velasquez, personagem de Silvia Pfeifer, para ciúmes da sua mulher, Serena, personagem de Regina Dourado. O núcleo jovem da trama trazia Carolina Dieckmann, em sua primeira novela inteira, na pele da doce Açucena, bem como Márcio Garcia, como seu irmão, Cassiano, fazendo sua estréia em novelas. Selton Mello fazia o vilão Vitor, que se envolvia com Açucena, enquanto sua irmã Amanda, era vivida por Paloma Duarte. Dalila, personagem de Carla Marins, melhor amiga de Açucena, fazia a namorada de Cassiano, na trama. 


A novela também contou, em seu elenco, com grandes destaques, como Cássio Gabus Mendes, na pele de Franchico, Natália Lage e Guga Coelho, como o casal Adrenalina e Pessoa. Victor Fasano, como François e Francisco Cuoco, como Gaspar. E não tem como deixar de lembrar de Leila Lopes, que brilhou na pele da jovem médica Olívia, depois do grande sucesso como a professorinha Lu, da novela "RENASCER", exibida no ano anterior, em 1993. Leila Lopes, nos deixou há quase 14 anos, na fatídica quinta-feira, de 3 de dezembro de 2009, vítima de um trágico suicídio. As belíssimas praias de Fortaleza, no estado do Ceará, foram o cartão postal deste ensolarado folhetim, que trazia em sua trilha sonora, grandes nomes da nossa música nacional. 


A reprise de "TROPICALIENTE", foi uma das mais mal sucedidas, da história do "Vale a Pena Ver de Novo". Foi editada em 79 capítulos contra os 194 originais. Chegavam a passar 30 capítulos da exibição original, de 1994, em 1 semana. Deixando a trama, completamente sem sentido. Quem assistia, não entendia nada. A média geral também deixou muito a desejar, 15 pontos, quando a meta exigia, 20. A reprise no Canal Viva, foi escolhida, após vencer uma enquete, em que as opções eram "LUA CHEIA DE AMOR" e "DESPEDIDA DE SOLTEIRO". Esta última, foi reprisada, logo na sequência de "TROPICALIENTE", no mesmo horário, das 15h30. O mesmo autor Walther Negrão, escreveria 10 anos depois, em 2004, para o horário das 18h, uma trama bem parecida, "COMO UMA ONDA", novela de praia, protagonizada por Alinne Moraes e Ricardo Pereira, passada em Santa Catarina. E mais recentemente, mais 2 tramas. Em 2013, "FLOR DO CARIBE", também uma novela de praia, aqui protagonizada por Grazi Massafera e Henri Castelli e passada no Rio Grande de Norte. E ainda, "SOL NASCENTE", em 2016, protagonizada por Giovanna Antonelli e Bruno Gagliasso, passada no litoral carioca, de Búzios. 


"TROPICALIENTE" substituiu "SONHO MEU" e foi substituída pelo remake de "IRMÃOS CORAGEM", no horário das 18h. Encontra-se disponível no Globoplay.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incrível

 Mexe com meu psicológico. 😍😄