- Histórias da Eurocopa -
Nunca a Eurocopa viu um jogador tão decisivo quanto em 1984. E ele atendia pelo nome de Michel Platini. O francês foi simplesmente fantástico e fundamental para o primeiro grande título da França no futebol ao anotar 9 dos 14 gols da França na campanha vencedora. O meia se consagrou como o maior artilheiro em uma só edição em toda a história da Eurocopa! Para se ter uma ideia, Cristiano Ronaldo levou quatro edições de Euro para chegar aos mesmos 9 gols de Platini até hoje!
Como anfitriã, a França começou a disputa já na fase final, no Grupo 1, diante da forte Dinamarca. O jogo foi difícil, mas os Bleus venceram por 1 a 0, gol de Platini. Na segunda partida, contra a Bélgica, a França goleou por 5 a 0, com três gols de Platini, um de Giresse e outro de Fernández. No jogo final da primeira fase, mais uma vitória com a assinatura de Platini, que fez simplesmente todos os gols do triunfo francês por 3 a 2 sobre a Iugoslávia.
Nas semis, a França não teve vida fácil contra Portugal. A equipe azul abriu o placar com Domergue. No segundo tempo, Jordão empatou para Portugal. O placar se manteve até o final da partida, que foi para a prorrogação. Nela, Jordão virou o jogo para Portugal, mas Domergue e Platini viraram o jogo para a França, que se garantiu na decisão contra a Espanha.
Após um primeiro tempo sem gols, a França se impôs na segunda etapa e Platini abriu o placar em cobrança de falta. Perto do final do jogo, Bellone decretou os 2 a 0. O título continental serviu para apagar o drama vivido na Copa de 1982, quando a França foi eliminada pela Alemanha na “Injustiça de Sevilha”.
Eis o time da foto - Em pé: Le Roux, Battiston, Bossis, Domergue, Bats e Fernández. Agachados: Lacombe, Giresse, Platini, Tigana e Six. (Photo by Jean-Yves Ruszniewski/Corbis/VCG via Getty Images).
Apoio:
Nenhum comentário:
Postar um comentário