O ator, diretor, cineasta, produtor e autor Daniel Filho, completa hoje 85 anos de vida.
Ele nasceu João Carlos Daniel, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 30 de setembro de 1937.
Filho do ator e cantor catalão Juan Daniel e da atriz Maria Irma López, argentina, Daniel veio de uma família circense. Iniciou no meio artístico ainda criança como ajudante no circo do seu pai. Trabalhou como lanterninha, figurante, palhaço, ajudante de veterinário e bilheteiro de teatro.
Aos 15 anos deixou os estudos (então no primeiro ano científico) para se apresentar no teatro de revista do Rio de Janeiro, contra a vontade dos pais.
Um dos destaques no começo de sua carreira foi a peça “Um Fabricante de Estrelas”, pela qual ganhou o prêmio de revelação do teatro musical. Passou a excursionar por todo o País e logo foi convidado para a televisão. A estreia aconteceu na TV Rio, em 1956, no programa “Teatro Moinho de Ouro”. Logo depois já foi para a TV Tupi participar do então chamado teleteatro “As aventuras de Eva”, ao lado da atriz Eva Todor.
Na TV Tupi desempenhou diversos papéis. Um dos mais marcantes foi o Visconde de Sabugosa, do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”. Na mesma emissora, Daniel Filho teve sua primeira experiência com direção: foi assistente de Jacy Campos no programa “Câmera Um”.
Aproveitando todas as oportunidades que apareciam, Daniel Filho foi para a TV Excelsior e TV Paulista.
Em 1967 foi convidado por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, para entrar na TV Globo em uma missão complicada: substituir o diretor Ziembinski na novela “A Rainha Louca”. Sofreu rejeição de parte do elenco, que não aceitou a substituição na direção. Mas essa resistência não durou muito e logo Daniel Filho estava dirigindo outras novelas, como “O Homem Proibido” e “Sangue e Areia”.
Então Daniel Filho tornou-se responsável por muitos programas e formatos conhecidos na emissora até hoje.
Daniel Filho é um dos principais nomes da história da televisão brasileira. Começou cedo como ator de teatro e na TV fez de tudo: atuou em comédias, dramas, musicais, dirigiu, produziu, criou e exerceu cargos executivos. Além disso, atua, dirige e produz filmes, ramo de atividade que tem se dedicado nos últimos anos.
Daniel Filho é pai da atriz e cantora Carla Daniel
FILMOGRAFIA NA TV:
2012 - As Brasileiras...Justus
2011 - O Astro...Salomão
1997 - A Justiceira...Salomão
1990 - Rainha da Sucata...Renato
1989 - O Sexo dos Anjos...Teófilo
1989 - Que Rei Sou Eu?...Garberon
1988 - Vale Tudo...Rubens (Rubinho)
1986 - Cambalacho...Inspetor
1983 - Parabens Pra Você...Mendonça
1977 -
Espelho Mágico...João Gabriel
1965 - A Grande Viagem...Renato
1955 a 56 - Sítio do Picapau Amarelo...Visconde
Nenhum comentário:
Postar um comentário