Morre “Benoni”
Um ícone da história da pesca artesanal de Búzios
A comunidade caiçara de Armação dos Búzios, no litoral do Rio de Janeiro, amanheceu de luto nesta quinta 29/09.
Benonil Antônio de Souza, 90 anos, conhecia o mar, o vento e sabia até por onde os cardumes passariam naquele dia. Um pescador que empregou muitas famílias e que ajudou muita gente!
Praia da Armação, Ossos, Pedra Lisa, Azeda, Azedinha, João Fernandes e João Fernandinho, praia do Canto e tantos outros pontos do balneário. A pesca artesanal (puxar rede na Praia), era sua arte!
“Cerca, olha o magote! - gritava ele do morro de João Fernandinho.
Cavala, sarda, xerelete, sardinha, xaréu, dourado e o popular “bonito” eram pescados vistos com frequência na costa buziana. Muitas toneladas de peixes que eram vendidos para abastecer a capital do Rio de Janeiro e Niterói.
Benoni também pescava na Praia Rasa e que ajudava os familiares daquele bairro. Ele ia lá mais pra ajudar o pessoal da Rasa, e os mais antigos, ele com o companheiro Helio Maia pegavam o caminhão e saiam distribuindo peixes para as famílias mais necessitadas.
Dessas mãos calejadas de muito trabalho, “Benoni” então casado com Jacira, com quem teve 10 filhos: Bubus, Ida, Neneia, Nei, Mica, Gás , Pantera, Celinho, Pinho, Cuca e
Tati (de outro casamento com Cica), madrugava nos pontos de pescaria para levar para a casa o sustento da família e o dinheiro de seu esforço. Atualmente Benoni, estava casado com “Jô” e morava no bairro Rasa.
O corpo ficou até as 15 horas desta quinta-feira (29) na Igreja Metodista da Praça dos Ossos e o sepultamento ocorreu às 15h15 no cemitério local.
Nenhum comentário:
Postar um comentário