segunda-feira, 4 de abril de 2016

Tereza Rachel nos deixa

Tereza Rachel em 'Era uma vez' (1998) (Foto: TV Globo/Arquivo)
Atriz Tereza Rachel morre no Rio

Hoje (04), não começou nada bem, para os amigos e fãs da atriz Tereza Rachel, pois ficamos que sabemos que ela veio a falecer no último sábado (02), aos 82 anos. Tereza estava internada desde 30 de dezembro, com obstrução intestinal; no Hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

A atriz nascida como Terezinha Malka Brandwin Taiba de la Sierra, é natural de Nilopolis, Baixada Fluminense, no Rio; começou a carreira no teatro em 1955. Logo no ano seguinbte, já recebeu prêmio, foi premiada como atriz revelação da Associação Brasileira de Críticos Teatrais, ABCT, por sua atuação em 'Prima Donna'.

Na televisão, também tem papeis inesquecíveis como Clô Hayalla, na primeira versão da novela "O astro" (1978), Rainha Valentine de "Que rei sou eu?" (1989). E para o público recente Francisca Ferreto em "A Próxima Vitima" (1995) e Dona Bertha em "Era Uma Vez" (1998). Sua última participação na TV foi em "Babilônia" no ano passado.

A atriz tem uma importância imensa, um nome inesquecível do nosso teatro, inclusive fundou um teatro no anos 70,o Teatro Tereza Raquel, em Copacabana, no Rio, onde foi produzido espetáculos inéditos, com diretores euroupeus, relacionados à vanguarda. O local era um dos maiores destaques carioca. Em 2004 foi tombado, porém graças a Deus em 2012 foi restruturado, após ser arrendado pelo produtor cultural Frederico Reder.

Além de Rainha no teatro, Tereza também teve uma super importância no cinema, onde conquistou prêmios. Em 1974, ganhou o Kikito de Ouro de Melhor Atriz no Festival de Gramado, pelo filme "Amante muito louca". Com sua atuação em "A volta do filho pródigo", foi premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como melhor atriz coadjuvante em 1981.

Obrigado por tudo Tereza Rachel 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Juan

 Juan