Mesmo com o coração Alviverde, “São” Marcos é amado por pelo Brasil todo, até os rivais gostam dele
Aqui estou novamente falando sobre “São” Marcos, por mim teria uma página especial só de tantas matérias, tantos textos interessantes que temos para relatar, pensamentos a escrever sobre este grande goleiro, que sem duvida nenhuma é um verdadeiro MITO. O atleta teve 21 anos de carreira, sendo 19 só de Palmeiras, para muitos é o maior goleiro brasileiro de todos os tempos, superando nomes como Gilmar, Taffarel, Felix, Emerson Leão, Barbosa entre outros; não entro nesse mérito, mas posso afirmar sem duvida nenhuma que Marcão foi um dos dez maiores goleiros de todos os tempos, um dos maiores que vi jogar (só lamento o fato de não ter ido ao estádio vê-lo) e o maior da história do Palmeiras, superando inclusive Emerson Leão, goleiro que teve mais jogos com a camisa do Verdão.
De relevância Marcão só vestiu a camisa da equipe do Palestra Itália, (seu outro clube foi o Lençoense), o arqueiro poderia ser o odiado pelos rivais, mas pelo contrario é admirado por todos, inclusive corinthianos (e olha que esses deveriam ter odiá-lo pelo que o Santo fez nas Libertadores de 1999 e 2000, eliminando o Timão em jogos memoráveis), são-paulinos, santistas, flamenguistas, vascaínos etc., todos são fã de Marcos, essa admiração aumentou ainda mais quando o arqueiro foi um dos responsáveis pelo pentacampeonato mundial da Seleção em 2002, no Japão e na Coréia, muitos se lembram de Ronaldo Fenômeno, Rivaldo e Ronaldinho Gaúcho, mas quem estava lá traz também foi fundamental, foi de Marcos umas melhores defesas da competição contra a Bélgica nas oitavas-de-final; confronto dificílimo para o seleto brasileiro, Marcão também salvou fantasticamente na final contra a Alemanha, quando a decisão ainda estava 0x0.
Como já disse e repito milhões de vezes, Marcão foi o melhor goleiro do Mundial de 2002 (só não ganhou a eleição por que foi “fraudado” dando o prêmio antes da decisão para Oliver Kahn). Enfim, “São” Marcos quebra recordes, transcendeu a rivalidade e tornou-se uma lenda do futebol, o anuncio de sua aposentadoria na última quarta-feira, ainda é debatido em todos os lugares, em rodas de bar, na mesa familiar na hora do almoço, no lanche da tarde entre os amigos; até mesmo em jantar de empresários.
Vai deixar saudade em todas as torcidas, deixara o coração brasileiro, principalmente o palmeirense, um pouco vazio. Não digo em relação a apenas um goleiro, pois o Palmeiras tem outros grandes valores, mas digo em relação a MITO, um grande atleta, polêmico, um ser autêntico, um dos poucos que quando o Palmeiras passou por crises (vive uma delas no momento), foi poupado pela exigente torcida. Marcão merece toda sorte do mundo em tudo que for fazer daqui para frente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário