segunda-feira, 18 de julho de 2011

Vergonha

Brasil perde quatro pênaltis e eliminado pelo Paraguai na Copa América

O que era pra ser um domingo especial, ainda mais pela data (17 de julho, data que comemorávamos 17 anos do tetra-campeão mundial, em 1994) não ocorreu, foi um domingo de profunda lamentação para os milhões de brasileiros, uma eliminação surpreendente e vergonhosa, não que seja feio ser eliminado pelo Paraguai, mas vergonhoso da maneira que foi.

O time até jogou bem, teve domínio o tempo todo, criou diversas chances, mas a bola cismava em não entrar, quando o goleiro não defendia, ia pra fora como num lance perigoso de Neymar ainda no primeiro tempo ou como bater também na trave num lance de Ganso na etapa final.
Não vimos firulas na primeira etapa e sim um semblante de muita seriedade e personalidade, mas faltou o principal o gol, o time chegou, mas na hora da conclusão a bola não entrava.

Na segunda etapa o Brasil teve um futebol acelerador, não deixando o Paraguai jogar, este pouco criou, mas a partida era dramática, um show de gols perdidos e defesas do goleiro Villar. Mano Menezes também demorou pra mexer, deveria ter tirado logo Neymar e colocado Fred, assim como tirar Lucas Leiva e colocar Elano ou Lucas. O nosso treinador demorou pra mexer e quando modificou não deveria sacado Pato e nem Ganso.

O desafio era dramático, o coração estava saindo pela boca, à bola não queria entrar, o Paraguai queria levar a “decisão” para prorrogação. Outra coisa também era o gramado horrível, mas isso vale para as duas seleções, mas é uma vergonha termos um gramado assim, deveriam ter mais cuidado com o gramado, acorda Confederação Sul-Americana, acorda organizadores!

A partida ficava cada vez mais próxima da prorrogação e assim foi na prorrogação ainda tivemos chances, mas a bola continuava teimando a não entrar. O Brasil não disputava uma prorrogação desde 1998 nas semifinais da Copa do Mundo diante da Holanda.
Nos 30 minutos restantes, foi aquele sofrimento e a “decisão” acabou indo para as penalidades, mas dessa vez não brilhamos como em 1998 e em outras decisões por pênaltis.

As penalidades foram as piores que já vi em toda minha vida, foi até pior que aquela que Dill com camisa do Flamengo perdeu no duelo pro Santos em 22/09/2004 pela Copa Sul-Americana ou aquela que William perdeu pro Botafogo contra o Fluminense, pela mesma competição em 2005. Uma vergonha, penalidades que jamais vou esquecer.
Perdemos as quatro cobranças, Elano (este ano tinha feito umas sete cobranças pelo Santos e não tinha errado nenhuma), Thiago Silva, André Santos e Fred.

Uma situação inédita e triste, o fracasso obviamente fez lembrar as três cobranças perdidas por Martin Palermo, com a camisa da Argentina, na derrota de 3x0 para a Colômbia, na Copa América de 1999. E a cobrança fez lembra-me a de Roberto Baggio, pela Itália, na final da Copa do Mundo de 1994, justamente em 17 de julho.
O Paraguai precisou de apenas dois gols, um de Barreto e outro de Estigarribia, para vencer e ir às semifinais da Copa América de 2011.

Essa eliminação do Brasil mostra uma curiosidade que vem acontecendo, junto com a Argentina, nos últimos anos fomos eliminados nas quartas de final das competições iguais nossos hermanos, foi assim na Copa do Mundo de 2006 quando a Argentina caiu diante da Alemanha e em seguida o Brasil caiu frente a França, em 2010 foi ao contrario um dia antes o Brasil caiu pra Holanda e no dia seguinte os hermanos pararam novamente frente a Alemanha. Agora na Copa América, no último sábado o time de Messi caiu diante do Uruguai e no domingo; a seleção canarinho parou frente ao Paraguai.

Agora é só lamentar, colocar a cabeça no lugar, observar nos erros e vê o que pode ser feito lógico que essa derrota vai ficar marcada, tão quanto às eliminações em Copas do Mundo ou como, por exemplo, a eliminação para Honduras, em 23/07/2001 também pela Copa América. 17 de julho além de ser uma data especial devido ao tetra campeonato em 1994, agora também é uma data trágica, devido à eliminação de domingo.

Não culpo totalmente o treinador, ele errou algumas vezes sim, mas alguns jogadores como Neymar, Robinho não jogaram tudo que sabem, Julio César falhou no desafio diante do Equador, Daniel Alves decepcionou, André Santos virou piada e por ai.

Agora é acompanhar as semifinais que serão uma grande surpresa: Uruguai x Peru, jogo na terça-feira e na quarta Paraguai e Venezuela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse homem se chama trabalho

 O vereador Ayron Freixo, de Arraial do Cabo, é uma maquina de tanto trabalho, todos os dias, esta conversando, dialogando, buscando resolve...