segunda-feira, 25 de julho de 2011

Copa América chega ao fim com Uruguai de volta ao topo do futebol mundial

Uruguai campeão com máxima autoridade

Celeste volta a ser campeã da Copa América após 16 anos, a última havia sido em sua casa em 1995 diante do Brasil, agora foi na casa da rival Argentina diante de um fraquíssimo Paraguai, que chegou a decisão sem vencer ninguém, aos trancos e barrancos; um time muito ruim; para se ter noção o time do Vasco é melhor que a seleção paraguaia.
Mas não vamos ficar falando da fragilidade paraguaia e sim do talento uruguaio que nas quartas de final, tirou a Argentina e chegou as semifinais e final com máxima autoridade, acredito que é uma geração de ouro e que vai dar trabalho nas próximas Eliminatórias pra a próxima Copa, que não terá o Brasil por ser país sede, então se cuida Argentina e até mesmo na próxima Olimpíada, já que a Celeste está de volta após 83 anos.

Essa geração do Uruguai vem mostrando talento e sabedoria desde última Copa do Mundo, onde ficou em quarto lugar, no Sul-Americano Sub-20 onde ficou com o segundo lugar este ano, se classificando para as Olimpíadas de Londres, no próximo ano.
O caneco ontem foi erguido pelo capitão Lugano, o ex-sãopaulino mostrou tanta felicidade ao mostra a supremacia uruguaia no continente agora com 15 títulos da Copa América, deixando a Argentina pra traz com 14. Falando no capitão, ele foi um dos melhores zagueiros da competição.

Outro fato marcante também, foram os dois gols feitos por Diego Forlan, que chegou a 31, se tornando o maior artilheiro da história da Celeste, ao lado de Scarone e igualou o feito também o feito de seu avô e pai, Forlan é neto de Juan Carlos Corazzo que foi campeão da Copa América em 1959 e é filho de Pablo Forlan, que foi campeão em 1967; agora Diego coloca de vez seu nome na história da seleção, se tornando de vez um dos maiores ídolos de uma geração e tem tudo pra disputar a próxima Copa e até as Olimpíadas, como um dos atletas acima dos 23 anos; isto seria um marco pro futebol uruguaio, que esta de volta com força total ao cenário do futebol; como já disse quarto lugar no último Mundial, vice-campeão Sul-Americano Sub-20, o Peñarol de volta uma final de Libertadores como ocorreu este ano, isso não ocorria há 24 anos. Os uruguaios que eram acostumados com as glorias do passado e nas últimas décadas não tinham nada de expressão, ficando fora até de algumas Copas, pode se orgulha do presente e planejar um lindo futuro. Ai já me vem a pergunta, será que vão brilhar em Londres em 2012 e fazer um novo Maracanazo em 2014? Só nos restar aguardar.

A decisão foi totalmente de domínio uruguaio, com apoio das arquibancadas do Monumental de Nuñez, que conseguiu estar pronto para a final, depois da tragédia do River Plate, no último dia 26 de junho, quando foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Argentino; e com isso seus torcedores ou podemos chamar de vanda-los, destruíram o estádio.
O Uruguai partiu para cima desde o início e criou diversas tentativas, até que Suárez abriu o placar, num belo gol, após dominar a bola o atacante corta um zagueiro e bate forte sem chances para o arqueiro Villar. O jogo era bom e de total domínio uruguaio, até que Arévalo Rios (que esta deixando o Botafogo), faz uma linda roubada de bola e passa para Forlan, que finalmente marca um gol, o seu primeiro na Copa América e volta a marcar com a camisa Celeste, depois de 12 jogos, o último havia sido na decisão de terceiro lugar da Copa.

Na etapa final, a Celeste tirou um pouco o pé do acelerador e viu o Paraguai crescer e até colocar uma bola no travessão, mas nada que fosse assustador, os “donos” da competição controlavam o confronto e quase incendiaram o Monumental, aos 29 o goleiro Villar faz uma defesa maravilhosa, num chute fantástico de Suárez após passe de Cavani.

E para finalizar o desafio, uma pintura, gol histórico, uma aula de contra-ataque os Los Charrúas, Cavani passa pra Suárez que toca de cabeça, quase de peixinho pra Forlan entra sozinho na área e tocar com categoria, para o fundo das redes, selando o gol do título e a consagração uruguaia.
Parabéns a todos esses jogadores, Uruguai campeão com autoridade!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fotos históricas

 - Fotos históricas  Carlos Bianchi, com a camisa do Stade de Reims, e Marius Trésor, como jogador do Olympique de Marseille, durante partid...