domingo, 17 de julho de 2011

Jogo histórico, Mulsera tem noite iluminada e Argentina é eliminada da Copa América

Tevez perde pênalti e hermanos são eliminados no clássico diante do Uruguai

De um lado o melhor do mundo, Lionel Messi, do outro o melhor jogador última Copa, Diego Forlán, quem iria brilhar num dos maiores clássicos do futebol mundial; a realidade é que nenhuns dos dois brilharam quem teve uma noite iluminada foi o goleiro Fernando Mulsera do Uruguai, que fez defesas milagrosas no segundo tempo e ainda defendeu o pênalti de Tevez, na disputa por penalidades.

Quando citamos Argentina e Uruguai, falamos em garra, determinação, técnica, paixão etc., esses foram os ingredientes da grande partida desta noite, no estádio Brigadier General Estanislao López, o Cemitério de Elefantes (conhecido assim porque durante suas primeiras décadas os cinco maiores clubes argentinos não obtinham bons resultados quando jogavam lá), em Santa Fé.


Agora o 16 de julho, não será só lembrado pela data que o Uruguai ganhou a Copa do Mundo de 1950 no Brasil, diante da nossa Seleção dentro do Maracanã, episódio que ficou conhecido como “Maracanaço” deixando os brasileiros desolados, também será lembrado pela vitória heróica diante da Argentina, no Cemitério de Elefantes, que agora também ficará conhecido como “Elefantazo”.


O Uruguai também repete o feito da grande geração de geração de Francescoli e companhia na Copa América de 1987 (eliminou a Argentina na casa do rival) e volta a uma final de Copa América, depois de 12 anos, em 1999 onde enfrentou o Brasil na decisão. E digo mais meus amigos, se o Brasil não se classificar agora para as semifinais, a final de 2011 possivelmente será igual a 1987, Uruguai e Chile.


Um primeiro tempo sensacional, onde começou com tudo, a bola rolou e já aos dois minutos, tivemos o primeiro lance mais duro, Diego Perez exagerou em entrada em Mascherano e o árbitro Carlos Amarilla não deu mole e o aplicou o cartão amarelo; isto já foi um cartão de visitas, mostrando o que seria o confronto.

A movimentação do desafio era tão intensa, Gabriel Milito faz falta em rival, Forlán joga a bola para área, Cáceres subiu mais alto que a fraca defesa argentina e cabeceou forte, o arqueiro Sergio Romero espalmou, mas Diego Perez, sozinho, apenas empurrou para o fundo do barbante, abrindo o marcador, deixando o clássico ainda mais emocionante. Isto tudo com apenas cinco minutos.


É brincadeira a defesa da Argentina, Nicolás Burdisso e Gabriel Milito são pavorosos na bola área, até a defesa do Vasco, com Anderson Martins e Dedé são melhores que os dois hermanos, que piada de mau gosto foi essa defesa, principalmente no primeiro tempo, que o Uruguai explorou demais a bola área, com Forlán, que cobrava as faltas e cornes.


Depois de abrir o marcador, a Celeste ficou esperando a Argentina vir pra cima, que com quatro atacantes, queria o gol de empate de qualquer jeito. Messi tentando provar com a camisa dos hermanos, que é o melhor do mundo, fez uma linda jogada, chamou a responsabilidade pra si, puxou a marcação, cortou Cáceres, encontrou um espaço perfeito e com muita categoria colocou a bola na cabeça de Higuaín pra deixar tudo igual e levar a loucura a torcida que lotava o estádio.


Nesse momento os donos da casa, tinham mais domínio, com mais posse de bola, mas poucos criavam chances reais de gols, mas Messi fazia ótima partida, tentando distribuir o jogo, dando passes, lances de efeito, causando uma bagunça na defesa uruguaia que o parava com faltas.

Numa dessas faltas, o próprio Messi cobra pra Higuaín fazer outro, mas o auxiliar Luis Sanches, anulou corretamente o gol da Argentina.


Os visitantes também têm gol mal anulado e até de possível discussão, mas nem ocorreu reclamação, Forlán novamente coloca a bola na área, Lugano acerta a trave, a bola sobra e Cáceres a coloca pras redes. Mas o bandeirinha Nicola Yegros marcou impedimento de Suárez; que nem participou da jogada. Mas pelo que percebi pelas imagens da TV, foi que ele levantou a bola antes de Cáceres colocar pro gol.


Aos 38 minutos, a expulsão. Perez que levou amarelo aos dois minutos, seguia fazendo faltas, fez falta grosseira em Gago parando o contra-ataque argentino, falta totalmente descenessária. Amarilla não pensou duas vezes ao expulsa-lo, o colocou pro chuveiro.

Mas a equipe comandada por Oscar Tavares, resistiu e continuou em cima mesmo com um a menos, novamente uma bola na área e novamente Lugano acerta a trave, pra sorte argentina.

 

O jogo voltou, sem alterações, mas com mudanças dentro de campo, pois Messi (e o camisa 10 segue sem marcar gols, já são 16 jogos sem marcar com a camisa da Seleção em partidas oficiais) passou 80% do segundo tempo apagado, não rendeu esperávamos mais pelo que tinha mostrado na primeira etapa. A etapa final voltou com violência, Mascherano acertou Forlán e levou amarelo. A Argentina continuou com mais posse de bola, voltou bem, mas os uruguaios compensavam com vontade e com Suárez e Forlán infernizando a fraca zaga dos donos da casa, que dupla maravilhosa.


Tivemos fortes emoções, Lugano colocou outra trave, Romero também salvou os hermanos num chute de Forlán, após lindíssima jogada com Luisito. Aos 41 minutos, nova expulsão, desta vez Mascherano, o volante entra forte em Luisito e é expulso.

Muslera fez milagres no fim do confronto, ali poderia ter saído o gol argentino, mas o goleiro uruguaio foi firme e mostrou que é um dos grandes nomes da nova geração.

 

Na prorrogação as duas equipes tentaram alguma coisa, mas não com tanta força, então ficou nisto 1x1, indo para as penalidades. Um jogo histórico emocionante. Nas penalidades, todos os cobradores cobraram bem, mas Tevez desperdiçou sua cobrança, a estrela de Muslera voltou a brilhar, o jovem goleiro que na realidade é argentino, nascido em Buenos Aires, mas naturalizado uruguaio; fez uma das melhores partidas de sua carreira, esta “decisão”, ficara marcada para sempre. Que quartas de final foi essa meus amigos. A decisão por pênaltis, terminou 5x4.

No fim do confronto o torcedor argentino, aplaudiu seus jogadores, muito bonito essa reação do torcedor. Os mais ou menos dois mil uruguaios que estiveram presentes entraram em festa; o time é forte candidato ao título.

Agora na próxima terça-feira os uruguaios enfrentam o Peru, que despacharam a Colômbia, na tarde de hoje.

 

Após a eliminação dos nossos vizinhos dentro de sua casa, geraram muitas piadas e brincadeira no Twitter, chegando até se tornar um dos assuntos mais comentados do microblog. Teve palmeirense que colocou a seguinte frase: “A Argentina queria conquistar a América, mas tinha um corinthiano no elenco”. Se referindo a Tevez que pode voltar ao Corinthians e ao rival que não tem título da Taça Libertadores da América.

Outro comentário bacana foi que o “Uruguai deveria ser proibido de jogar torneios fora de sua casa, já que acabou com o Brasil em 1950, eliminou a Argentina em 1987 e agora, imagina o que pode fazer com o Brasil em 2014”.


O amigo e narrador João Guilherme postou em seu Twitter a seguinte frase: “Ser eliminado para o Uruguai, em casa, e continuar sem ganhar 1 titulo com a seleção principal desde 93, é uma tragédia para o futebol argentino”.

E digo mais já que não disputará a Copa das Confederações, a Argentina chegará a Copa de 2014, sem ganhar um título com sua Seleção principal há 21 anos. A não ser que nesse meio tempo crie-se alguma competição; mas  o que é quase impossível.

Agora é esperar os resultados dos outros jogos das quartas de final, amanhã tem Brasil x Paraguai e Chile x Venezuela. Com certeza outros grandes jogos, mas acho que não chegara aos pés deste Argentina e Uruguai que vimos hoje.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse homem se chama trabalho

 O vereador Ayron Freixo, de Arraial do Cabo, é uma maquina de tanto trabalho, todos os dias, esta conversando, dialogando, buscando resolve...