A história das telenovelas e da televisão brasileira, é como contar um pouquinho da história de cada um de nós, é simplesmente contar e entender também a nossa identidade como povo.
Ter livros e documentos sobre o assunto é ter enciclopédia. Como diria o ator Antônio Fagundes "A televisão brasileira - particularmente na área da teledramaturgia - sempre foi vista como arte de primeira grandeza, patrimônio cultural da nossa terra, exemplo de comunicação social".
As novelas e tv são como uma janela para o mundo, muitos brasileiros viajam sem sair do lugar. Ela informa, diverte, integra e agrega. Segundo o falecido comunicador Gugu Liberato "Apesar das novas tecnologias e das inovadoras formas de distribuição de mídias, penso que a televisão continua sendo a grande geradora de informações e companheira afetiva da maior parte dos brasileiros. Criticada e elogiada ao longo da história, segue influenciando o comportamento e formando opiniões, tornando-se o poderoso instrumento nas mãos dos seus concessionários.
No livro "Biografia da Televisão Brasileira" volume 1, (2017), de Flavio Ricco e José Armando Vannuci, capítulo 18, página 265, o já falecido ator Tarcísio Meira, diz o seguinte "A dramaturgia diária deu a mesma identidade para o gaúcho e pernambucano. O país assistindo a um drama na televisão e todo mundo discutindo os assuntos da novela. E isso, acredito cimentou a nossa nacionalidade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário