quinta-feira, 26 de agosto de 2021

PSG

 - Esquadrões Imortais -

Na temporada 1997-1998, o PSG viveu uma situação curiosa. Os parisienses entraram na fase preliminar da UCL e enfrentaram o Steaua Bucareste-ROM. No primeiro jogo, o time viajou até a Romênia, marcou dois gols, mas acabou perdendo por 3 a 2. Até aí, sem problemas, afinal, teria a volta em Paris.

Mas um erro administrativo quase colocou tudo a perder. Antes do jogo contra o Steaua, a UEFA enviou um fax (sim, ele ainda existia!) para o PSG informando que Laurent Fournier não poderia jogar por estar suspenso por causa de um estranho critério adotado pela entidade por causa de acúmulo de cartões levados em jogos anteriores.

Acontece que a diretoria do clube perdeu o tal fax. Resultado? Fournier jogou os 90 minutos e a UEFA puniu o clube francês com a alteração no placar do jogo de 3 a 2 para 3 a 0 para o Steaua!

O PSG precisaria de pelo menos quatro gols e um verdadeiro milagre se quisesse se classificar para a fase de grupos. Mas em agosto de 1997, as mais de 43 mil pessoas que lotaram o Parc des Princes viram uma das melhores e mais emocionantes partidas da história do clube.

Com Raí simplesmente infernal, o time parisiense fez 5 a 0 nos romenos. O craque brasileiro fez 2 a 0 em apenas 19 minutos, ambos de pênalti. Simone ampliou, aos 30’. Maurice, aos 41’, fez 4 a 0. Aos 10’ do segundo tempo, Raí fez mais um. E o PSG se garantiu na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Uma curiosidade é que o presidente do PSG na época, Michel Denisot, confessou que apelou para uma “ajuda divina” em prol de seu clube. Ele recorreu a um marabuto – líder espiritual muçulmano muito comum na África Setentrional – a fim de rezar por seus atletas em busca da vitória. Quem deu a dica foi Claude Le Roy, diretor esportivo que conhecia um marabuto chamado Sidi, que acertou o placar de 5 a 0!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incrível

 Mexe com meu psicológico. 😍😄