03 de Outubro é Aniversário do Ator
José Mayer, ele completa 71 anos.
José Mayer Drumond Araújo nasceu no interior de Minas Gerais, em Jaguaraçu. O pai era enfermeiro e a mãe, cabeleireira
José Mayer Iniciou sua carreira em 1975 nas telonas em Enigma para Demônios e A Mulher do Desejo.
Começou sua trajetória na TV em 1977 na série infantil Sítio do Picapau Amarelo interpretando Burro Falante. Três anos depois, esteve na primeira temporada de Carga Pesada, no episódio "O Foragido"; assim como, também participou de Malu Mulher, além de atuar na novela Chega Mais como um repórter. Em 1982, fez uma participação especial em Caso Verdade, no episódio "Por Uma Fresta de Sol". Nos dois anos seguintes, deu vida aos personagens Jorge Fernando de Bandidos da Falange, papel que lhe garantiu o Prêmio APCA de melhor revelação masculina; e Ulisses da Silva em e Guerra dos Sexos(1983), de Sílvio de Abreu respectivamente; além de viver Piscina em Partido Alto de Aguinaldo Silva e Glória Perez.
Em 1985, viveu Edson na Telenovela "A Gata Comeu". No ano seguinte, esteve em Hipertensão e Selva de Pedra como Raul Galvão e Caio, respectivamente.
Em 1988, interpretou Zé do Burro na minissérie O Pagador de Promessas, papel que lhe consagrou no Prêmio APCA de melhor ator de televisão; e foi Fernando flores em "Fera Radical"(1988); além disso, concluiu a década como Osnar em "Tieta"(1989), papel que lhe garantiu o prêmio de Melhor Ator pelo Troféu.
No início da década de 1990, foi Ricardo Miranda em Meu Bem, Meu Mal e Caíque em De Corpo e Alma. Entre 1993, foi protagonista da minissérie Agosto como comissário de polícia Alberto Mattos, papel reconhecido com o Prêmio TV Press como Melhor Ator.
Dois anos mais tarde, na novela "História de Amor"(1995) deu vida ao médico endocrinologista Carlos Alberto Moretti, trabalho premiado como Melhor Ator nos Melhores do Ano de 1995 e indicado ao Prêmio Contigo! de TV de 1996; além disso, também foi Pedro na novela "Pátria Minha"(1994). Encerrou-se a década como Teobaldo Faruk em "A Indomada"(1997) (indicado como Melhor Ator no Prêmio Contigo! de TV de 1998) e Martinho Amoedo em Meu Bem Querer
Na década de 2000, deu vida ao Pedro em Laços de Família (indicado como Melhor Ator Coadjuvante nos Melhores do Ano de 2000) e foi Fernando Reis na minissérie Presença de Anita.
De 2002 a 2003, interpretou Martino na telenovela "Esperança"(2002) deu vida ao médico cirurgião César em "Mulheres Apaixonadas" (indicado como Melhor Ator nos Melhores do Ano de 2003) e foi o jornalista Dirceu de Castro em Senhora do Destino(2004)
Seus últimos trabalhos nesta década foi como Greg em "Páginas da Vida",(2006) Augusto César em "A Favorita" (2008) e Marcos em "Viver a Vida" (2009)
Na década de 2010, interpretou Pereirinha na novela Fina Estampa. Em 2013, deu vida ao Coronel Zico Rosado em Saramandaia.
No ano seguinte, foi Cláudio Bolgari em Império, concluindo a década como Sebastião Bezerra em "A Lei do Amor" (2016).
Em 2017, José Mayer foi acusado de assédio sexual por uma figurinista que trabalhava com o ator na novela A Lei do Amor. Não houve comprovação frente à acusação.
Em outubro de 2019, a atriz Lília Cabral em entrevista ao programa de rádio Morning Show da Jovem Pan, saiu em defesa do ator
"Não acredito que ele seja aquele homem que ele foi, da forma como falaram dele. Não consigo acreditar." O autor Aguinaldo Silva, a atriz Betty Faria o apresentador Silvio Santos também defenderam o ator.
Curiosamente, José Mayer é notado por ter longa parceria com os autores Manoel Carlos e Aguinaldo Silva.
Parabéns 👏🎈🍰🎂🎉
Nenhum comentário:
Postar um comentário