sábado, 17 de outubro de 2020

IN MEMORIAN

Há 18 anos, morria vítima de insuficiência respiratória, a grande atriz Yara Cortez.

Seu nome de batismo era Odete Cipriano Serpa e como Yara Cortes foi uma das grandes damas do teatro e televisão brasileira. 

Antes de entrar para o mundo das artes foi enfermeira do Exército Brasileiro tendo servido na base de Paranamirim (Natal, RN) durante a Segunda Guerra Mundial e trabalhou também como aeromoça.  

Em 1948 entrou para a Companhia de Teatro Dulcina,  estreando no espetáculo Mulheres. Em 1959 foi para a Companhia Teatro dos Sete, participando, ao lado de Fernanda Montenegro, de vários espetáculos, como O Mambembe e A Profissão da Senhora Warren.

Na televisão, participou do Grande Teatro Tupi nos anos 1950. Em 1965 mudou-se para os Estados Unidos, onde morou por 4 anos. 

De volta ao Brasil, continuou sua carreira, destacando-se, especialmente, nas novelas da TV Globo em grandes sucessos como O Semideus, O Rebu, O Grito, Dona Xepa, O Casarão , Marrom Glacê, Felicidade,  A Viagem e História de Amor.

 Ao todo foram mais de 20 novelas, vários episódios do programa Você Decide e uma longa temporada do seriado O Bem Amado. Sempre com grande destaque. 

Yara Cortes não teve filhos e morreu no Rio de Janeiro, sua cidade natal em 17 de outubro de 2002, aos 81 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nasce o Núcleo de Mulheres do PT de Araruama

As mulheres fazendo história, e construindo cada vez mais seu espaço na política de Araruama.  Ontem, 28, nasceu o Núcleo de Mulheres do PT,...