domingo, 17 de junho de 2018

Que jogão

Joshua Kimmich foi muito ao ataque alemão (Foto: REUTERS/Axel Schmidt)
México surpreende e vence a atual campeã Alemanha na estreia

O mundo do futebol é incrível mesmo, e novamente a Copa nos proporcionou mais um grande jogo e duelo que entra para a história dos Mundiais. O México surpreendeu a todos e derrotou a poderosa Alemanha, atual campeã.

Essa foi primeira vitória dos latinos em cima dos europeus em uma Copa do Mundo. Os mexicanos provaram que a Alemanha não é nenhum bicho papão. Comandados por Juan Carlos Osorio, os latinos obedeceram completamente a tática estabelecida pelo treinador, pra conseguir essa vitória histórica.

O primeiro tempo ficou da seguinte maneira, ataque alemão, contra-ataque mexicano, assim foi a tônica dos 45 minutos iniciais. Os alemães tentaram, mas apontaria não estava tão afiada, e os mexicanos se defendiam muito bem e partiam no contra-araque, saindo em velocidade, principalmente, com o ótimo trio de ataque: Vela, Lozano e Chicharito. Foi num desses contragolpes que saiu o gol mexicano, com Lozano. Tony Kroos quase deixou tudo igual pra Alemanha, mas o goleiro Ochoa se esticou todo e salvou.

A etapa final, simplesmente foi ataque contra defesa, de vez em quando surgia um contra-ataque mexicano. Os alemães pressionaram direto, chutou bastante, mas nada disso parou a forte defesa mexicana, o seleto foi bem eficiente, apesar de não conseguir fechar o caixão quando teve oportunidades, e Juan Carlos Osorio foi ousado nas substituições, colocou dois zagueiros a mais em campo, mas deu certo. A missão de segurar os atuais campeões foi um sucesso.

Tabus existem para serem quebrados, o retrospecto da Alemanha em estreias nas últimas quatro Copas do Mundo, eram completamente favoravies. Com um aproveitamento de 100%, os europeus marcaram 20 gols e sofreram apenas dois, além de não perder desde 1982, quando foi derrotda pela Argélia.

E o resultado de hoje também coloca novamente a Alemanha, no grupo dos campeões na Copa anterior que não venceram na estreia do Mundial seguinte:

1950 - Itália 2 x 3 Suécia
1974 - Brasil 0 x 0 Iugoslávia
1978 - Alemanha 0 x 0 Polônia
1982 - Argentina 0 x 1 Bélgica
1986 - Itália 1 x 1 Bulgária
1990 - Argentina 0 x 1 Camarões
2002 - França 0 x 1 Senegal
2010 - Itália 1 x 1 Paraguai
2014 - Espanha 1 x 5 Holanda
2018 - Alemanha 0 x 1 México

O cronista Luis Fernando Tartaglioni fez um belo relato em suas redes sociais, sobre este jogão.
_Um jogaço esse Alemanha e México!!! Lá e cá até um pouco antes do gol dos compatriotas de Chespirito, período no qual o México dominou. Depois, o jogo voltou a ser equilibrado. Ambas as equipes têm uma proposta de jogo bem franca, o que resulta num jogo bonito, mas também em exposição a contra ataques. Num destes, o México abriu o placar. Teoricamente não é interessante para para a Copa este resultado, por que corre-se um risco enorme de termos um Brasil X Alemanha nas oitavas. Vem segundo tempo!! Quero mais deste jogão!!
O tempo final de um dos 3 melhores jogos da Copa até agora teve, em sua maioria, a pressão da campeã do mundo em conseguir pelo menos um empate. Entre conclusões erradas e defesas do goleiro Ochoa, aquele que nos parou em 2014, o México se segurou bem na defesa e tentava de vez em quando algum contra ataque pra ver se garantia se vitória. E garantiu talvez sua vitória mais maiúscula da história das Copas e uma espécie de vingança contra contra seus algozes das duas copas que disputaram email casa (ainda na época que, segundo o grande Don Ramon, a Alemanha era um país só, dividido em dois lados: o que tomava cerveja e o que tomava vodka).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mega evento

 ☆ Túnel do Tempo ☆ O melhor do Flash Back!     ☆ Quinta-Feira 09 de Maio á partir das 20h ☆ ☆☆☆☆☆☆  Últimos Ingressos  ☆☆☆☆☆☆ ☆☆☆☆☆☆☆☆ 2° L...