VINTE E CINCO ANOS DE SUA MORTE NESTE DIA 13 DE JULHO...
PEDRO LUIZ E O RÁDIO ESPORTIVO BRASILEIRO
PEDRO LUIZ PAOLIELLO, mineiro de São Tomáz de Aquino, onde nasceu em 14 de junho de 1919, faleceu na capital paulista, em 13 de julho de 1998.
Suas narrações precisas e sempre em cima do lance revolucionaram o rádio brasileiro. Ainda hoje, Pedro Luiz é considerado um dos maiores narradores da crônica esportiva de todos os tempos.
Sua estreia no rádio foi em 1938, na emissora retransmissora de Franca, a antiga Rádio Hertz. Passou ainda pela Rádio Atlântica, de Santos, e a primeira em São Paulo foi a Rádio Gazeta. Em 1950 chega à Rádio Panamericana, transferindo-se em 1958 para a equipe da Rádio Bandeirantes, que é considerada uma das melhores já formadas na história do rádio nacional.
Teve passagens marcantes na Rádio Tupi, Nacional e Globo, quando deixou de narrar e passou a comentar as partidas. Com seus comentários sóbrios, ganhou destaque na TV Globo. Em rádios, fez seus comentários inteligentes na Rádio Record. A Rádio Gazeta também voltou a fazer parte da sua vida. Passou pela TV Bandeirantes e pela TV Record, formando mais uma vez uma equipe marcante, que contava além de Pedro, com Silvio Luiz e Flávio Prado. Cobriu onze Copas do Mundo e duas edições dos Jogos Olímpicos.
Pedro Luiz, Hebe Camargo e Tavares de Miranda, nos estúdios da Rádio Tupi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário