terça-feira, 26 de março de 2024

Criada no improviso

 A histórica camisa da Argentina de 1986 foi criada no improviso!


Você já deve ter ouvido falar de seleções tendo que usar camisas provisórias, comprado camisas na correria ou usando camisas de times por falta de uniformes reservas, né? Isso aconteceu bastante na década de 1930 à 1960, épocas mais românticas e menos profissionais do futebol mundial.


Mas isso também aconteceu em 1986 e não foi com qualquer seleção, foi simplesmente com a Argentina de Maradona em seu ápice. Maradona aliás teve grande importância para essa história:


Naquela Copa a Argentina levou camisas com uma nova tecnologia de respiro para o corpo dos atletas, mas só o primeiro uniforme tinha essa característica. No jogo contra o Uruguai, nas oitavas, a equipe jogou com o segundo uniforme, com uma camiseta azul-marinho feita de algodão. O técnico Carlos Bilardo se preocupou: contra a Inglaterra, nas quartas de final, ao meio-dia na Cidade do México, os jogadores não podiam usar aquela versão pesada. Pediram pra Le Coq Sportif produzir as camisas da mesma forma que a versão 1, mas em tão pouco não seria possível. Sobrou para Rubén Moschella, um colaborador, percorrer as lojas da capital mexicana. Ele voltou com dois modelos azuis, feitos pela mesma marca. Pesaram as duas, mas não se decidiram — até que apareceu Diego Maradona. O camisa 10 apontou uma delas e disse: “Que linda esta camisa. Com ela ganhamos da Inglaterra”.


E aquela camisa azul do golaço de Diego e o gol da “Mano de Díos” que saiu de um modelo provisório para a história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incrível

 Mexe com meu psicológico. 😍😄