segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Miracema

 POR BEBETO ALVIM... 


Para Miracema, com saudades e amor! 


O exílio de Gonçalves Dias exalta sua plaga (espaço de terreno) com rara beleza; entretanto, expressa, "in-fine", um certo sofrimento pela dor da saudade e pela apreensão da dúvida da volta.


São sentimentos vividos por mim nesta significativa data... Um misto de alegria por ser miracemense e de tristeza por estar ausente.


As lágrimas dos sentimentos adversos se misturam em meu rosto... Ao enxugá-las o faço com o orgulho de ser filho dessa Terra de tantos valores no passado e no presente.


Para Miracema, com Amor!

Canção do Exílio (Gonçalves Dias)


Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá;

As aves, que aqui gorjeiam,

Não gorjeiam como lá.

Nosso céu tem mais estrelas,

Nossas várzeas têm mais flores,

Nossos bosques têm mais vida,

Nossa vida mais amores.

Em cismar, sozinho, à noite,

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.

Minha terra tem primores,

Que tais não encontro eu cá;

Em cismar — sozinho, à noite —

Mais prazer encontro eu lá;

Minha terra tem palmeiras,

Onde canta o Sabiá.


Não permita Deus que eu morra,

Sem que eu volte para lá;

Sem que desfrute os primores

Que não encontro por cá;

Sem qu’inda aviste as palmeiras,

Onde canta o Sabiá.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

A partir de junho Daniel Adjunto será o novo âncora do SBT Brasília

 #SBTBrasília terá #DanielAdjuto como novo âncora a partir de junho São Paulo, 07 de maio de 2024. O SBT informa que, a partir do próximo mê...