quinta-feira, 10 de julho de 2014

Vergonha mundial

Brasil é humilhado e da adeus ao hexa

Não estava conseguido escrever até agora o que foi esse vexame, a vergonha mundial que foi a goleada sofrida por 7x1, para a Alemanha, ninguém no mundo poderia imaginar a tragédia que aconteceu na tarde de terça-feira (08), no Mineirão, em Belo Horizonte, o que vimos foi surreal, o mundo do futebol parou e até quem não entende, só torcer mesmo, ficou perplexo, com o tamanho vexame, estamos sem explicações para esta derrota.

Perder é normal, faz parte do espetáculo, mas não da maneira que foi, poderíamos ter perdido de 1x0, 2x0, 2x1, 3x1, obvio que todos ficariam chateados, mas não seria normal, primeiro por que a Alemanha tem tradição em Copa do mundo,e segundo como já digo há mais de 1 ano e meio, a Alemanha tem o melhor futebol do mundo nesse periodo, mesmo que ele não tenho sido mostrado nos jogos anteriores, pois se for reparar a campanha alemã no Mundial, verá que foi até mais complicada, que a do Brasil, goleou Portugal muito devido a expulsão de Pepe ainda no primeiro tempo, sofreu pra empatar com Gana em 2x2, e venceu com imensa dificuldade os Estados Unidos por 1x0, nas oitavas de final, quase parou frente a "Muralha argelina", a Argélia levou o jogo pra prorrogação e quase venceu, nas quartas ganhou de 1x0 da França, sem apresentar brilho; só jogou mesmo contra o Brasil, quer dizer não jogou, deu um passeio nos brasileiros, que depois dos 11 minutos, não viram a cor da bola, em 30 minutos de jogo, já estava 5x0 para a Alemanha, depois do primeiro gol, o Brasil ficou apático. 

Após levar o segundo gol, achávamos que Felipão iria modificar o time, mas não, o treinador do seleto brasileiro, foi teimoso e não mudou, principalmente tirando Fred, como todos gostariam. Não discuto a escolha dele por Bernard, para substituir Neymar, digo que até poderia fazer a mesma coisa, mas assim que tomou o segundo gol, poderia ter tirado Bernard e colocado Paulinho reforçando a marcação e tirado Fred, colocando William, e deixando só Hulk, a frente, mas Felipão nada fez, levando os brasileiros aos prantos.

Vou dizer a vocês com todas as letras essa derrota, foi muito mais traumática do que a derrota, para o Uruguai, em 1950, quando perdermos o título, no Maracanã, por 2x1, calando o país, ali foi uma tragédia sim e que ficou marcada, inclusive condenando o arqueiro, Barbosa, até o dia de sua morte, digo a vocês os derrotados em 1950 não devem se envergonhar não, vergonha mesmo foi a derrota de terça-feira, agora será o Mineirasso, os alemãs calaram mais de 200 milhões de pessoas.

Muitas pessoas imaginavam que fôssemos nos recuperar daquela derrota, na primeira Copa realizada em nosso país, agora sente, pior ainda, triste e desencantado com o futebol, depois deste vergonhoso 7x1. Verdadeira humilhação, arrasando a todos.

Não vimos nenhum padrão tático neste confronto, o problema foi que todo mundo esperava que a Seleção fosse jogar a Copa do Mundo, da mesma maneira que encantou o país na temporada passada, quando conquistou a Copa das Confederações, jogando muito, resgatando a paixão do torcedor pela Seleção, trazendo de volta a torcida do pro nosso lado; só que nada disso aconteceu no Mundial, sim tínhamos a torcida do nosso lado, e agradeço muito por isso, mas de longe, vimos a Seleção apresentar o mesmo futebol, só para citar dois exemplos, Paulinho em baixa e Fred ainda mais, não jogaram absolutamente nada. 

Não vou ficar aqui criticando o treinador o tempo todo, ele errou sim e muito, mas se ganhasse também sairia como herói, como foi na temporada passada. 

Serei bem sincero com vocês, quando demitiram, Mano Menezes fui contra, pois Mano estava naquele momento, começando a ter um padrão de jogo, ajeitando a equipe, trouxeram Felipão, que começou com desconfiança, sem o apoio do torcedor, mas depois de uma excelente, Copa das Confederações, recuperou seu prestigio, mas foi tudo por água abaixo, no decorrer do Mundial, não vou dizer que tivemos atuações pífias, pois estaria sendo injusto e mentindo claramente, pois não jogamos bem foi contra o Chile, no segundo tempo nas oitavas de final, onde passamos milagrosamente pelos pênaltis e terça-feira contra a Alemanha, quer dizer contra os alemãs nem jogamos, parecia que fazíamos uma pelada e eles dando aqueles toques rápidos e geniais do futsal.

Me perguntam se fui a favor da volta do Felipão a Seleção, a princípio não, mas confiava nele, como confiei até o final, mesmo discordando de algumas coisas, mesmo ele estando totalmente ultrapassado pra Seleção, ele não pode ser considerado o único culpado, todos foram culpados. Agora é colocar a cabeça no lugar e que este vexame, sirva para uma nova era, uma revolução no nosso futebol em todos os sentidos, das categorias de base até o novo treinador da Seleção principal, mas todos os nossos treinadores estão ultrapassados, precisamos de uma grande reciclagem, porém vejo que isso será difícil, mas quem sabe as coisas não mudam.

Um exemplo claro disso, dessa mudança, de renovação no futebol, foi a própria Alemanha, quando perdeu a final de 2002, pra nós, no Japão, repensou em seu futebol e montou uma geração talentossma, mesmo que até o momento não tenha ganho nada, vem agradando há muitas pessoas e pode ser consagrada agora ao ganhar o Mundial.

É isso meus amigos, a derrota ficará pra sempre em nossa história, porém tem que ser como filosofia, para modificar essa situação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Charles no Bahia

 CHARLES: 107 jogos e 68 gols com a camisa do Bahia. Títulos: ●Campeonato Baiano: 1988 e 1991. ●Campeonato Brasileiro: 1988.