domingo, 7 de abril de 2024

Pelé na Seleção Americana?

 𝗣𝗘𝗟É 𝗝Á 𝗝𝗢𝗚𝗢𝗨 𝗣𝗘𝗟𝗔 𝗦𝗘𝗟𝗘ÇÃ𝗢 𝗔𝗠𝗘𝗥𝗜𝗖𝗔𝗡𝗔?


Profissionalmente, Pelé defendeu as cores de apenas dois clubes: o Santos e, já no fim da carreira, o Cosmos de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Ponto pacífico! Mas, em termos de seleções nacionais, será que o Rei do Futebol só defendeu a Seleção Brasileira? Há quem responda que não e afirme com todas as letras que Pelé já defendeu a seleção de outro país. E, para provar, recorre à lembrança do Torneio Bicentenário da Independência dos EUA, em 1976, que reuniu as seleções do Brasil (que se sagrou campeã), da Itália, da Inglaterra e dos donos da casa, os EUA, que tinha o Rei Pelé como astro maior.


Humm! Não é bem assim. Nesta época, os americanos engatinhavam na estruturação do futebol no país. E para isso apostavam na presença de grandes astros do futebol mundial, tendo Pelé como seu principal embaixador e craques do quilate de um Bobby Moore, Giorgio Chinaglia e o peruano Ramón Mifflin. Para se fazer representar no torneio comemorativo dos 200 anos da independência americana, formou-se um combinado de jogadores da liga de futebol então recém-criada (North American Soccer League – NASL), apelidado de "Team America", reunindo as estrelas aqui citadas e outros jogadores menos badalados.


No quadrangular, Pelé vestiu a camisa do combinado nos jogos contra a Itália, perdendo por 4 a 0, e contra a Inglaterra, com nova derrota por 3 a 1. Ao contrário do inglês Bobby Moore, que atuou contra a Inglaterra, e do italiano Chinaglia, que jogou contra a Itália, Pelé se recusou a jogar contra a seleção de seu próprio país e acabou assistindo da arquibancada a vitória brasileira por 2 a 0, com dois gols de Gil.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vasco em algum momento de 1995

 VASCO DA GAMA - 1995  Com GENILSON, atual Presidente do Novorizontino   Caetano; Cláudio Gomes, Leonardo Siqueira, Tinho e B. Carvalho; Nel...