quinta-feira, 25 de abril de 2024

Ele esta de voltada

 "A Viagem" (Globo), novela exibida originalmente em 1994, está de volta em uma reprise comemorativa de 30 anos desde segunda-feira (22), no canal Viva. Além de Alexandre (Guilherme Fontes), o grande vilão da história, outro personagem aterrorizou algumas pessoas: o Mascarado (Breno Moroni).


Quem era o Mascarado?


O Mascarado é uma figura misteriosa que ronda os outros personagens durante a história. Ele faz performances circenses pela rua e chama a atenção das crianças.


Sempre escondendo seu rosto com máscara, ele também não fala, mantendo sua identidade em segredo. Aliás, uma das grandes perguntas da trama é: quem é o Mascarado?



Nos últimos capítulos de "A Viagem", é revelado que ele se chama Adonay, um antigo amor de Carmem (Suzy Rêgo) que teve o rosto desfigurado em um acidente e a abandonou. A cena na qual o Mascarado revela sua face é considerada uma das mais chocantes da novela.


Trauma na infância de crianças


É comum nas redes sociais pessoas crescidas nos anos 90 revelam o medo que sentiam no personagem. "Diga um trauma televisivo da sua infância: o Mascarado de 'A Viagem'", escreveu um perfil do Twitter). "Lembrando que eu morria de medo do icônico Adonay Mascarado de 'A Viagem'", relembrou outro. "Meu trauma cinematográfico é o mascarado de A Viagem. Até hoje nenhum filme de terror chegou perto da cena dele tirando a máscara", disse um terceiro.


Meu trauma cinematográfico é o mascarado de A Viagem. Até hoje nenhum filme de terror chegou perto da cena dele tirando a máscara 


Solange Castro Neves, colaboradora de Ivani Ribeiro, a autora principal da novela, revelou em entrevista a Splash do Uol que a intenção do personagem não era causar medo. Ela diz que Alexandre, o grande vilão da história, que tinha essa função: "O Mascarado encantava a todos, sendo aplaudido na sua performance. Quem causava medo era o personagem Alexandre. Era um espírito obsessor que voltava à Terra para se vingar das pessoas que ele achava que tinham destruído sua vida".


"A Viagem", de 1994, é um remake de uma novela do mesmo nome, exibida pela TV Tupi em 1975. Na 1ª versão, o personagem Mascarado se chamava Sombra.


Solange Castro Neves diz que pouco do personagem original foi usado para o Mascarado no remake: "A semelhança entre o Sombra e o Mascarado é só o mistério que envolve os dois personagens. Demos um enfoque diferente para a segunda versão, trazia uma leveza, uma candura que encantava as pessoas".


A principal inspiração para o personagem foram artistas de rua. "Nossa fonte de inspiração foi a arte de rua, as estátuas vivas que, tanto hoje como no passado, são muito presentes no cotidiano de uma capital. Em Portugal existiam, na época da novela, concursos sobre a beleza e a magia que elas transmitiam. Um fato importante é que, através dele, alertamos as pessoas do perigo de usar tintas inapropriadas pelo corpo, que fazem mal à saúde do ator", contou a autora.


A roteirista se mostra muito feliz com mais uma repise dessa novela: "'A Viagem' mexeu com o coração das pessoas e se tornou um marco da teledramaturgia. Só tenho que agradecer por ter feito parte deste projeto".


Por fim, ela revela que existe um projeto de musical baseado em "A Viagem": "Por falar em 'A Viagem', eu junto com Thalma Bertozzi e Vitor de Oliveira, fizemos uma adaptação para um musical desta novela, em parceria com a Globo e está nas mãos da produtora Diosual, tendo como diretor Pedro Vasconcelos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Incrível

 Mexe com meu psicológico. 😍😄