Abril Azul: educação inclusiva no mês de conscientização sobre o autismo
O Abril Azul é alusivo ao dia 02/04 para conscientização sobre o autismo. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas, ONU, como uma forma de dar visibilidade ao Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.
Em vista da necessidade de acompanhamento nos primeiros anos escolares de crianças com TEA e outras neurodiversidades, a rede municipal de ensino conta com 76 salas de recursos multinacionais (SRM) em funcionamento com a possibilidade de ampliação após a chegada dos novos professores advindos do processo seletivo vigente para a Secretaria Municipal de Educação. As SRM são espaços essenciais para o Atendimento Educacional Especializado (AEE). O trabalho funciona com equipamentos, recursos de acessibilidades e materiais pedagógicos que contribuem para uma aprendizagem significativa eliminando barreiras, tendo como objetivo garantir que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade, respeitando as suas especificidades e promovendo o desenvolvimento pleno de suas potencialidades. São 2 atendimentos por semana no contraturno.
"O Cemeaes celebra a neurodiversidade e luta pelo direito de ser quem se é. Ninguém é igual a ninguém e por este motivo, marcamos e abraçamos essa causa e essa luta, na perspectiva de uma sociedade mais humana e empática, que promove respeito e acolhimento a todas as pessoas!”, destacou Janiane Salgado, coordenadora geral da unidade.
Os encaminhamentos ao Cemeaes, devem ser feitos pelas unidades escolares através de formulário próprio e visam essencialmente o apoio especializado para a aprendizagem e inclusão no ensino regular. O município possui 4 módulos do Cemeaes localizados nos bairros Parque Aeroporto, Barra, Centro e Córrego do Ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário