sábado, 6 de janeiro de 2024

Dia dos Reis

 Chico Alencar e seus maravilhosos textos

HOJE É DIA DE SANTO REI!


Há uma tradição popular que ainda resiste no Brasil profundo: a da Folia de Reis. Ela, hoje, encerra suas festividades, fechando o Ciclo do Natal.


Também no 6 de janeiro os antigos desfaziam o presépio e desmontavam a árvore de Natal, em casa e nas igrejas, guardando com zelo suas peças para o próximo Advento, no fim do ano.


As Companhias de Reis saem no dia 25 de dezembro, passando com sua bandeira, louvando a Criança, em cada casa, sítio, fazenda. Com muita música e alegria, com seus cantos agudos, acompanhados por bumbos e violões. Quem, devoto do Divino, acolhe a Folia, abrindo sua morada, tem bençãos para o ano inteiro! 


Em algumas comunidades pobres de grandes cidades, como nos morros de Santa Marta e da Formiga, no Rio, Companhias de Reis resistem, a duras penas.


Originária de Portugal, nossa Folia tem também algazarra e rebeldia. Uma interpretação diz que os palhaços, com suas espadas de pau, seriam soldados de Herodes disfarçados, querendo pegar o Menino... Mas o povo O protegia! 


Muitos grandes compositores brasileiros fizeram canções inspiradas na Folia de Reis, Uma das mais conhecidas é de Ivan Lins e Vitor Martins, "Bandeira do Divino". Em seus versos comoventes, ela nos impulsiona a viver permanentemente a acolhida do Mistério, da pureza infantil, da luta contra as injustiças sociais, por vida plena para todos.


Os magos, não reis, além de homenagearem o Menino, trataram de driblar Herodes, voltando para sua terra distante por caminhos novos, diferentes daqueles que o Poder cruel indicava...


Orientemo-nos por eles!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Motivos para votar em Tirsa

 Deixarei aqui motivos para elegermos Tirsa Tulosa, em Araruama.